Tendinite em Equinos- Tratamento com Técnicas Terapêuticas
Palabras clave:
atlético, animal, cavalo, tendiniteResumen
A tendinite é o processo inflamatório dos tendões, quando há esforço exagerado de extensão, causa perdas econômicas diretas e muitas vezes pode ser o fim da vida atlética do animal. Causando distensão das fibras e, reação inflamatória, chegando a ser dolorosa e severa no local acometido. As tendinites ocorrem em maior frequência no tendão flexor digital superficial (TFDS), e resultam em prejuízo econômico significativo para os proprietário. Os sinais clínicos como claudicação, edema, aumento de temperatura, dor a palpação, mesmo que superficial, se iniciam logo após o trauma. O diagnóstico a anamnese completa, exames físicos e exames complementares, como a ultrassonografia, radiografia, bloqueio perineural e a termografia, sendo o ultrassom o mais comum e com maior relevância para essa lesão. No tratamento é de fundamental importância a limitação do processo inflamatório, controle da dor, prevenção de lesões adicionais e início do tratamento imediato, fazendo com que o cavalo retorne ao seu nível atlético anterior e também evitando recidivas. Recentes avanços na medicina equina vem ganhando destaque como a técnicas terapêuticas, sendo eficaz mediante a cada caso. Tratamento com ultrassonografia terapêutica, exercícios controlados e laser terapia, crioterapia vem sendo alternativas vaiáveis e vem chegando a resultados satisfatórios. Na clínica Equestre, situada na cidade de Lagoa de Roça, PB, casos de tendinites foram acompanhados por alunos do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) P9 da FRCG no período de 40 dias. Durante o período de estagio pode ser acompanhado 2 casos de Equinos com tendinite. Os animais foram tratados através de protocolos terapêuticos por secções de ultrassom terapêutica e laser terapia, as seções eram feitas em dias alternados, e logo após cada seção terapêutica os animais eram submetidos a massagens com DM gel na região afetada, alongamento, aplicação de anti-inflamatórios e caminhadas. Com os tratamentos adotados pode-se observa a melhora significativa de cada animal tratado. Pois a técnica de ultrassom terapêutica mostrou satisfatório melhorando o processo de cicatrização da lesão, sendo constatado através exames com ultrassom, com a comparação do início do tratamento e seu progresso através da técnica de tratamento aplicada. Assim como a laser terapia que foi eficaz seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos diminuendo o edema, melhorando de forma significativa o tecido lesionado. Podemos assim concluir que o caso clínico de tendinite utilizando técnicas terapêuticas foram eficazes a esses casos clínicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Thyago Araújo Gurjão; Rhayssa Vieira Soares Da Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.