ALTERAÇÕES NO CRESCIMENTO E ACÚMULO DE MASSA SECA NO FEIJÃO CAUPI SUBMETIDO A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO
Resumen
O feijão caupi é uma espécie leguminosa de importância econômica e social para as regiões Norte e Nordeste. Encontram-se diversas variações de produtividade em razão de manejo adequado, fertilidade do solo, disponibilidade de nutrientes, viabilidade das sementes e principalmente disponibilidade de água. Objetivou-se analisar a influência do déficit hídrico no estágio vegetativo, sobre as características agronômicas de produção do feijão caupi. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Campina Grande- Campus de Pombal em casa de vegetação, as sementes foram semeadas em baldes de 6 litros, contendo solo classificado como franco-arenoso, não salino e não sódico, o material coletado foi proveniente do município de Pombal - PB e 5 sementes por balde. Utilizou-se delineamento experimental de blocos casualizados, com arranjo fatorial 4x5, as plantas foram irrigadas apenas com água até os 15 dias de vida, a partir dos 16 dias até os 52 dias de vida, foram irrigados com solução nutritiva constituída por macro e micronutriente, e com Fe EDTA, avaliou-se a matéria seca do caule, raiz, vargem e matéria seca total, altura das plantas, comprimento, largura e número de folhas por planta. O crescimento vegetativo do feijão o tratamento mais eficiente foi o de 100%, para os parâmetros de massa seca das vagens o tratamento de 80% apresentou-se melhor, sendo o mais indicado, pois as vargens é o produto a ser comercializado.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.