Mandalas: integrando arte e agroecologia na escola Roberto Remigi, Castanhal-PA

Autores

  • Lana Fraga
  • Fernando Sarmento Favacho
  • Patricio Borges Maracaja UFERSA
  • Aline Carla de Medeiros
  • Anderson Bruno Anacleto de Andrade

Resumo

Fomos desafiados a empreender um ensino que relacionasse a disciplina de Arte com a realidade do trabalho no campo com uma abordagem agroecológica. Em 2012 e 2013 executamos ações educativas sob a ótica da Arte e da Agroecologia. Organizamos uma configuração interdisciplinar usando “mandalas” como tema na escola Roberto Remigi. Optamos pelo método da pesquisa-ação utilizando o principio educativo do trabalho e da pesquisa como indutores dos procedimentos para a integração e verificação dos resultados. Houve resistência entre professores e gestores no processo coletivo de integração disciplinar em contraposição ao que sugere os PCN’s para o ensino da Arte. A conexão do ensino da Arte com a realidade agrícola dos Educandos/as foi possibilitada pela abertura das fronteiras disciplinares arranjadas nas adesões voluntárias ao tema articulador. Revelou-se como uma configuração integrada importante na perspectiva da permanência dos jovens agricultores na escola.

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Biografia do Autor

Patricio Borges Maracaja, UFERSA

Departamento de Ciencias Vegetais

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

Fraga, L., Favacho, F. S., Maracaja, P. B., Medeiros, A. C. de, & Andrade, A. B. A. de. (2018). Mandalas: integrando arte e agroecologia na escola Roberto Remigi, Castanhal-PA. Informativo Técnico Do Semiárido, 8(1), 105–118. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/6021

Edição

Seção

Artigos