Preparando alunos para o futuro: desenvolvimento de competências do século XXI na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11401Resumo
A pesquisa aborda o tema do desenvolvimento de competências do século XXI na educação básica, considerando a necessidade de preparar os alunos para os desafios e demandas de um mundo em constante transformação. Contextualizada dentro de um cenário educacional em que as habilidades cognitivas tradicionais não são mais suficientes, a pesquisa visa investigar como as competências do século XXI são integradas no currículo escolar e como podem ser desenvolvidas de forma eficaz. A problemática reside na lacuna entre a teoria e a prática no desenvolvimento dessas competências, bem como na falta de metodologias adequadas para avaliar seu impacto. Para abordar essa problemática, a pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, que combina o paradigma neoperspectivista giftedeano como pilar epistemológico, o método hipotético-dedutivo e uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa. Os principais achados da pesquisa destacam a importância da integração curricular, do feedback eficaz e do uso da inteligência artificial no desenvolvimento das competências do século XXI. No entanto, foram identificadas lacunas na literatura e na prática educacional, incluindo a necessidade de mais pesquisas sobre como integrar efetivamente essas competências no currículo e como avaliar seu desenvolvimento de forma autêntica. As contribuições da pesquisa incluem uma maior compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento de competências do século XXI, bem como insights práticos para educadores e formuladores de políticas. Além disso, a pesquisa contribui para a fundamentação teórica e metodológica no campo do desenvolvimento de competências, fornecendo uma base sólida para futuras investigações e práticas educacionais.
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