Preparando alunos para o futuro: desenvolvimento de competências do século XXI na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11401

Resumo

A pesquisa aborda o tema do desenvolvimento de competências do século XXI na educação básica, considerando a necessidade de preparar os alunos para os desafios e demandas de um mundo em constante transformação. Contextualizada dentro de um cenário educacional em que as habilidades cognitivas tradicionais não são mais suficientes, a pesquisa visa investigar como as competências do século XXI são integradas no currículo escolar e como podem ser desenvolvidas de forma eficaz. A problemática reside na lacuna entre a teoria e a prática no desenvolvimento dessas competências, bem como na falta de metodologias adequadas para avaliar seu impacto. Para abordar essa problemática, a pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, que combina o paradigma neoperspectivista giftedeano como pilar epistemológico, o método hipotético-dedutivo e uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa. Os principais achados da pesquisa destacam a importância da integração curricular, do feedback eficaz e do uso da inteligência artificial no desenvolvimento das competências do século XXI. No entanto, foram identificadas lacunas na literatura e na prática educacional, incluindo a necessidade de mais pesquisas sobre como integrar efetivamente essas competências no currículo e como avaliar seu desenvolvimento de forma autêntica. As contribuições da pesquisa incluem uma maior compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento de competências do século XXI, bem como insights práticos para educadores e formuladores de políticas. Além disso, a pesquisa contribui para a fundamentação teórica e metodológica no campo do desenvolvimento de competências, fornecendo uma base sólida para futuras investigações e práticas educacionais.

Referências

BOELL, S. K.; CECEZ-KECMANOVIC, D. A hermeneutic approach for conducting literature reviews and literature searches. Communications of the Association for Information Systems, v. 34, n. 1, p. 257-286, 2014. DOI: https://doi.org/10.17705/1CAIS.03412.

BRACKETT, M. A.; RIVERS, S. E. Social and emotional learning: A meta-analytic review of the effects of interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405–432, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.12147.

BRACKETT, M. A.; RIVERS, S. E. Transforming students’ lives with social and emotional learning. In: PEKRUN, R.; LINNENBRINK-GARCIA, L. (Eds.). International Handbook of Emotions in Education. New York: Routledge, 2014. p. 368-388.

DARLING-HAMMOND, L. The flat world and education: How America’s commitment to equity will determine our future. New York: Teachers College Press, 2017.

DURLAK, J. A. et al. The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405-432, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x.

FULLAN, M. The new meaning of educational change. 5. ed. New York: Teachers College Press, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HART, C. Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. New York: SAGE Publications, 1998.

HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81–112, 2007. DOI: https://doi.org/10.3102/003465430298487.

LAKATOS, I. Falsification and the methodology of scientific research programmes. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Eds.). Criticism and the Growth of Knowledge. New York: Cambridge University Press, 1970. p. 91-196.

MORIN, E. Seven complex lessons in education for the future. New York: UNESCO Publishing, 1999.

PELLEGRINO, J. W.; HILTON, M. L. (Eds.). Education for life and work: Developing transferable knowledge and skills in the 21st century. New York: National Academies Press, 2012.

PINK, D. H. A whole new mind: Why right-brainers will rule the future. New York: Riverhead Books, 2005.

POPPER, K. R. The logic of scientific discovery. New York: Routledge, 1934.

ROBINSON, K. Do schools kill creativity? TED Talk. Disponível em: https://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_do_schools_kill_creativity. Acesso em: 06 jun. 2024.

RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.

ROTHSTEIN, R.; SANTOW, D. Accountability and opportunity in higher education. Washington, DC: Brookings Institution Press, 2016.

SCHLEICHER, A. World class: How to build a 21st-century school system. New York: OECD Publishing, 2018.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375.

WAGNER, T. The global achievement gap: Why even our best schools don’t teach the new survival skills our children need—and what we can do about it. New York: Basic Books, 2008.

ZHAO, Y. World class learners: Educating creative and entrepreneurial students. New York: Corwin Press, 2012.

Downloads

Publicado

2025-05-22

Como Citar

Paula, A. G. de, Frimaio, F. de F. A., Santos, A. A. S., Pinho, M. do S. S. de, Maio, R. C. de, Oliveira, N. M., Santos, A. da C. L. dos, & Oliveira, J. C. de. (2025). Preparando alunos para o futuro: desenvolvimento de competências do século XXI na educação básica. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(2), 725–735. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11401

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>