O positivismo e sua influência no Brasil

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG

Resumo

As ideias que serviram de base para o positivismo surgiram na França e na Inglaterra, durante o século XVIII. Esse movimento caracterizou-se pela aversão à religião e à metafísica, pelo empirismo e pela busca de simplicidade, clareza, representações exatas e precisas e uniformidade na metodologia de estudo de todas as ciências. O positivismo como filosofia surgiu ligado às transformações da sociedade europeia ocidental, na implantação de sua industrialização e influenciou de forma considerável a sociedade nos séculos XIX e XX. E, que a Educação é a área onde essa influência foi mais marcante, sendo que nas escolas, tal influência se fez sentir, devido às ciências auxiliares da Educação, a exemplo da Psicologia e da Sociologia. Essa influência se prolongou até o final da segunda década do século XX. No caso do Brasil, a influência do positivismo se espalhou na organização da sociedade republicana, ainda no século XIX, estimulando o culto ao cientificismo, desafiando a dominação católica ao mesmo tempo em que pregava a necessidade de uma Igreja da Humanidade, que primava pela religião positiva, pelo o culto à ciência. É importante ainda destacar que a Reforma Constant de 1890, baseada nos fatos e na demonstração científica, foi uma das principais consequências do positivismo no Brasil.

 

Palavras-chave: Positivismo. Transformações da sociedade. Influência no Brasil.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Santos, R. M. de S., & Santos, J. O. dos. (2013). O positivismo e sua influência no Brasil. Revista Brasileira De Filosofia E História, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/2482

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)