Ministério pastoral no século XXI: Pastoreando com o coração e liderando com excelência

Autores

  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Resumo

A liderança pastoral tem um lado duro, que coloca à prova muitas virtudes da fé cristã, como a perseverança, a paciência, o domínio próprio, a cordialidade, a confiança no Senhor e o amor às pessoas. Esta constatação deveria também influenciar nas decisões que os aspirantes ao ministério precisam tomar quanto a manter ou não suas convicções quanto a se tornar pastores. Liderar a igreja de Cristo envolve a necessidade de superação constante de obstáculos, assim como a necessidade de suportar com longanimidade os constantes sofrimentos impostos nas mais variadas esferas dessa experiência. Esta realidade é inerente à grandiosidade da tarefa e à desesperada oposição do inimigo, já derrotado, mas temporariamente ativo e aplicado a infringir derrotas aos homens de Deus, chamados para pastorear Sua igreja  - que prevalecerá contra as portas do inferno. Para suportar esse lado duro, o pastor precisa desenvolver uma “pele grossa” que resiste às inúmeras fontes que podem ferir (até mortalmente) os mais sensíveis e melindrosos, que logo se perceberão inaptos para o ministério, tamanha a dor que sentem.

 

Palavras-chave: Liderança Pastoral. Necessidade. Superação. Obstáculos.

Biografia do Autor

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos, aluno do curso de Mestrado Internacional em Educação, pela Florida Christian University (USA)

Downloads

Publicado

2015-02-15

Como Citar

Andrade, J. R. de. (2015). Ministério pastoral no século XXI: Pastoreando com o coração e liderando com excelência. Revista Brasileira De Filosofia E História, 2(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/3246