Produção de pão a base de leite de cabra condimentado com diferentes concentrações de açafrão (cúrcuma longa l)

Autores

  • Rerisson do Nascimento Alves UFCG
  • Maria Angélica Freitas Pereira Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC
  • Joana Simone Soares da Silva UFCG
  • Thaísa Cidarta Melo Barbosa UFCG
  • Alfredina dos Santos Araujo UFCG

Palavras-chave:

caprinocultura, alimentos, composição nutricional

Resumo

Resumo: Os pães são considerados boa fonte de energia e nutrientes para o ser humano, e sua  produção a partir do leite de cabra surge-se como uma alternativa para agregar valor a caprinocultura brasileira, enquanto o açafrão (cúrcuma longa l) pode ser aplicado aos pães com a finalidade de conferir características sensórias como aroma e cor diferenciados. Objetivou-se desenvolver pães de leite caprino condimentado com e sem açafrão, e avaliar o seu perfil físico-químico e microbiológico durante o armazenamento. Os pães foram elaboradas utilizando as formulações: (F1): sem açafrão; (F2): 0,5% de açafrão; (F3): 1% de açafrão, nas quais foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas. Em relação a composição centesimal dos pães, a utilização de 0,5% e 1% do açafrão alterou a composição química dos pães, com destaque para o aumento de proteínas e cinzas. Para a qualidade microbiológica as formulações de pães apresentaram resultados satisfatórios nos primeiros dias de armazenamento principalmente a formulação F2. Desta forma, a aplicação do açafrão nos pães de leite caprino, mostra-se viável para indústria de alimentos, apresentando efeito positivo na composição nutricional do produto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

ALVES, R. do N.; PEREIRA, M. A. F.; SILVA, J. S. S. da; BARBOSA, T. C. M.; ARAUJO, A. dos S. Produção de pão a base de leite de cabra condimentado com diferentes concentrações de açafrão (cúrcuma longa l). Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5690. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIA DE ALIMENTOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)