Análise SWOT da Associação Comunitária dos Agropecuaristas do São João

Autores

  • Ledismarques Lopes de Lima Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB
  • Milena Nunes Alves de Sousa UFCG

Palavras-chave:

Administração Estratégica, Associação, Planejamento Estratégico, Análise SWOT

Resumo

O objetivo do estudo é um diagnóstico estratégico de Associação Comunitária dos Agropecuaristas do São João, situada zona rural do município de Pombal, do estado da Paraíba, por meio da aplicação da ferramenta de análise SWOT. Essa ferramenta consiste em um suporte importante para a tomada de decisão, pois permite organizar por ordem de relevância forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na associação e correlacionar esses fatores para definição de ações estratégicas. Este estudo foi composto de levantamento de dados e informações coletadas, análise das atividades, características, localização, estrutura e composição da associação por meio de coleta de dados com entrevistas semi-estruturadas e observação in loc. Diante desse contexto, o diagnóstico da associação estudada pode construir a partir da análise SWOT estratégias em face aos seus pontos fortes, eliminar suas fraquezas, conhecer as ameaças e paralelamente explorar as oportunidades em futuras estratégias aplicadas em seu ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledismarques Lopes de Lima, Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB

Licenciada em Biologia, mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB-campus Pombal e Doutora em Engenharia de Processos-PPGEP/UFCG.

Referências

ALVES, I. et al. Aplicação do Modelo e Análise SWOT no Diagnóstico Estratégico de uma Propriedade Rural Especializada em Recria e Engorda de Bovinos de Corte. Revista Administra-Ação, n. 4, p. 22-39, 2017.

CAMAROTTO, M. R. Estratégia de Marketing. [S. l.]: IESDE BRASIL, 2019.

DUTRA, D. V. A Análise Swot no Brand Dna Process: Um Estudo Da Ferramenta Para Aplicação em Trabalhos em Branding. 2014. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica - UFSC, FLORIANÓPOLIS, 2014.

EVANS, V. Ferramentas estratégicas: guia essencial para construir estratégias relevantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

FERREIRA, E. P. et al. Gestão estratégica em frigoríficos: aplicação da análise SWOT na etapa de armazenagem e expedição. Gestão & Produção, v. 26, n. 2, e3147, 2019.

FERREL, O. C.; HARTLINE, M, D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

LEONELLO, J. C. O associativismo como alternativa de desenvolvimento na dinâmica da economia solidária. Tese (Doutorado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Franca: [s.n.], 2010.

LOBATO, D. M. et al. Gestão estratégica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

MARÓSTICA, E. Gestão Estratégica Empresarial. Blumenau: FURB, 2008.

MATTUELLA, J. L.; LANZER, E. A.; FENSTERSEIFER, J. E. Competitividade em Mercados Agroindustriais Integrados. Estudos do CEPE (UNISC), São Paulo, v. 30, n.4, p. 34-42, 1995.

MENDES, G. H. S. Administração estratégica. Florianópolis: CAD - UFSC, 2015.

PEREIRA, M. F. Administração estratégica. Brasília: CAD - UFSC, 2011.

SOUZA, G. M.; AMBONI, N.; ORSSATTO, J. H. C.. Planejamento Estratégico no Agronegócio: proposta de aplicação em uma empresa de Santa Catarina. Revista Espacios,v. 38, n. 3, 2017.

WRIGHT, P.; KROLL, M. J; PRANELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

LIMA, L. L. de; SOUSA, M. N. A. de. Análise SWOT da Associação Comunitária dos Agropecuaristas do São João. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 50–57, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/8311. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)