Análise SWOT do sistema agroindustrial de produção e cultivo de cactos no sertão paraibano

Autores

  • Joaci do Nascimento Pereira UFCG
  • Kleber Afonso de Carvalho
  • Fraçalles Stefano Rolim Silva
  • Ana Emilia Nascimento Lemos
  • Layse Julia Abilio Diniz Melquiades de Medeiros
  • Milena Nunes Alves de Sousa

Palavras-chave:

Gerenciamento, cultivo de cactáceas, Análise SWOT.

Resumo

Objetivou-se aplicar a ferramenta SWOT na empresa de cultivo e comércio de cactos no sertão paraibano. Foram avaliadas os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças encontradas na empresa. O estudo foi realizado na região semiárida do agrestepróximo a cidade de Pombal – PB, a partir de entrevista com agentes da cadeia agroindustrial da produção de cactos típicos da região. Quanto à análise interna, os pontos fortes em destaque foram o uso da mão de obra local com afinidade ao uso e cultivo da matéria prima, seria uma forma de maximizar e impulsionar a comercialização e prosperidade de qualquer empresa, juntamente a esse fator podemos também destacar o padrão de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) o que assegura o funcionário uma proteção individualizada e segura, juntamente a um trabalho de forma sustentável diferenciada. Destacamos ainda que alguns pontos fracos como a inexistência de um plano de marketing, falta de referências claras de onde está localizado o empreendimento, ausência e/ou insuficiência de placas, outdoors ou banners que desfavorecem chegar ao local, como também a ausência de um site próprio personalizado que viabilize explorar e comercializar a mercadoria, como também o nome de fantasia do empreendimento não tem relação com o produto vendido. Dessa forma enfatizamos algumas oportunidades como a macrorregião e seu clima seco propício para o cultivo das cactáceas, além da pouca concorrência na região, a mais próxima fica em Barbalha – CE, o desenvolvimento de novos produtos e serviços propícios para região de clima seco, o crescimento da economia local com geração de emprego, expansão comercial e investimentos externos, ampliando crédito dos seus potenciais clientes e buscando incentivos governamentais a nível regional, valorizando a espécie típica da região Nordeste. O cerrado também tem sido alvo intenso da fragmentação e é um dos biomas mais ameaçados da América do Sul. Podemos destacar como ameaças encontradas para a empresa a possibilidade de novos concorrentes com maior capital de investimento, como também mudança de leis e tributos já que não há legislação especifica ainda para o cultivo das cactáceas que podem influenciar na retração da economia e momentos de crise, propiciando escassez de recursos financeiros e falta de incentivo governamental. Fatores esses que afetam diretamente o desenvolvimento de qualquer empresa necessitando o empenho dos setores públicos e privados, auxiliando e investindo na área e comercialização local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAKER, David A. Marcas: Brand Equity - gerenciando o valor da marca; tradução André Andrade. São Paulo: Negócio Editora, 1998.

ARAÚJO, J.C. a tal Análise de SWOT: Uma Ferramenta na Criação de uma Estratégia Empresarial - V Encontro Científico e Simpósio de Educação UNISALESIANO 2015 Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0138.pdf Acesso em: 21 jun. 2019.

ALVES, D. S., SAMPAIO, M.A.C.L.F. Aplicação da Matriz SWOT como Ferramenta Estratégica em Lanchonete de Pequeno Porte na Cidade de Santo Amaro – Bahia – 2018 Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/86849.pdf Acesso em: 21 jun 2019.

ANDRADE, M. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em:<http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em: 17 jun 2019.

BORGES, M. G. B. Estudo sobre a sustentabilidade: aspectos socioeconômicos e ambientais em cinco associações de apicultores no sertão da Paraíba. 2015. 62 fls. Dissertação (Mestrado em Sistemas Agroindustriais), Universidade Federal de Campina Grande. Pombal: UFCG, 2015.

CAVALCANTE, A. Cactos do semiárido do Brasil: guia ilustrado Arnóbio Cavalcante, Marcelo Tele Marlon Machado, Campina Grande. INSA, 2013.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GUISSONI, L. A.; FARINHA, RODRIGO L.E-Commerce com Resultado. São Paulo: Revista GV Executivo. n. 18. Fundação Getúlio Vargas, 2019.

LUCCA, E. J. DEPONTI, C. M. A tecnologia e a diversificação como ferramenta de apoio ao desenvolvimento agrícola. Revista Globalização em Tempos de Regionalização – Repercussões no Território Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 3, 2015.

KOTLER, P. Administração de Marketing, 10ª Ed., Editora Prentice-Hall, São Paulo, 2000.

SEBRAE, MANUAL: iniciando um pequeno grande negócio, Brasília: Sebrae, 1999. Disponível em: , acesso em: 21 jun. 2019

MACHADO S. FONSECA C. Competitividade organizacional: uma tentativa de reconstrução analítica. Set. 96, v. 2, Organizações II, p. 207 – 222, 2009.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Rev. Porto Alegre: Bookman, 2000.

RENAN I. D.; ANDERSON Manzolli. Proposta de implantação de layout de uma empresa de pequeno porte. Ribeirão Preto, Rev. Científica Eletrônica Estácio, 2018.

SILVA, J. G. M.; SILVA, D. S.; FERREIRA, M. A. LIMA,G. F. C.; MELO, A. A. S.; DINIZ, M. C. N. M. Xiquexique (Pilosocereusgounellei (A. Weber exK.Schum.) Bly. ExRowl.) em substituição à silagemde sorgo (Sorghumbicolor L. Moench) na alimentação de vacas leiteiras. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 34, n.4, p.1408-1417, 2005.

SILVA, C. C. F.; SANTOS, L. C. Palma forrageira (Opuntia fícus-indica Mill) como alternativa na alimentação de ruminantes. Revista Eletrônica de Veterinária REDVET, v. 7, n. 10, 2006.

ZAPPI, D. Instituto chico mendes de conservação da biodiversidade. Diretoria de Pesquisa, Avaliação e monitoramento da biodiversidade. Coordenação Geral de manejo para conservação EQSW 103/104 - Brasília/Df , 2011.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

PEREIRA, J. do N.; CARVALHO, K. A. de; SILVA, F. S. R.; LEMOS, A. E. N.; MEDEIROS, L. J. A. D. M. de; SOUSA, M. N. A. de. Análise SWOT do sistema agroindustrial de produção e cultivo de cactos no sertão paraibano. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 83–89, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/8459. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)