A globalização e seus efeitos sobre a governabilidade democrática

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • Marcos Antônio Durvirgens Gomes UNINTER
  • Rafael hateaubriand de Miranda UFCG

Resumo

O fenômeno da globalização é por demais complexo, envolvendo além das dimensões econômicas, os aspectos sociais, culturais, políticos e pessoais. Esse processo, de maneira dramática, alterou profundamente as relações entre sociedade e Estado. De forma ampla e rápida, a globalização mudou o papel do Estado nacional, reconfigurando-o, alterando completamente suas relações no cenário internacional. A governabilidade democrática diz respeito às próprias condições substantivas/materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo. É, portanto, a postura que o Estado assume diante da sociedade civil e do mercado, que gera as chamadas condições substantivas da governabilidade. De forma gradativa está ocorrendo uma mudança do governo para a governança global e que a cada dia, os Estados nacionais têm reduzido suas competências, mandatos e autoridade. Noutras palavras, está ocorrendo o declínio do governo nestes estados. E, o vácuo deixado por esse declínio vem sendo ocupado pelas organizações internacionais e supranacionais, Organizações Não-governamentais Internacionais e empresas multinacionais, mostrando assim, a emergência da governança global. Assim, ao mesmo tempo em que o Estado vem perdendo poder e tendo a sua competência limitada, vem se ampliando os movimentos sociais e outras instâncias participativas, que no cenário atual passaram a ter um papel muito importante a cumprir, visto que podem orientar políticas públicas favoráveis aos interesses das classes subalternas. E, essa redução do poder estatal é uma resultante do processo de globalização.

 

Palavras-chave: Globalização. Efeitos. Governabilidade Democrática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Marcos Antônio Durvirgens Gomes, UNINTER

Rafael hateaubriand de Miranda, UFCG

Downloads

Publicado

2013-11-23

Como Citar

Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, Nóbrega, I. G. de M., Gomes, M. A. D., & Miranda, R. hateaubriand de. (2013). A globalização e seus efeitos sobre a governabilidade democrática. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 1(4). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/2427

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>