Uma abordagem sobre o processo de urbanização no Brasil

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • José Rivamar de Andrade FAEXPE

Resumo

Durante séculos, o Brasil foi um país totalmente agrário. Somente  quando o foco da economia foi transferido da agricultura para a indústria foi que realmente o país passou a sentir os primeiros reflexos do processo de urbanização. Somente a partir do século XVIII foi que a urbanização se desenvolveu no Brasil, atingindo sua maturidade apenas no século XIX. No entanto, embora a quantidade de cidades e o número de pessoas vivendo nelas tenham crescido de forma significativa nesse período, o índice de urbanização pouco foi alterado até o final do século XIX, somente aumentando realmente entre 1920 e 1940. A princípio, tal processo foi lento, somente se intensificando com o início da industrialização, fator que contribuiu para seu aumento. Até o início da década de 1960, a população brasileira se concentrava mais meio rural (54,9%). Na década seguinte, o Brasil já era um país predominantemente urbano (56%).  Diversos fatores contribuíram para o aumento da urbanização no Brasil, dentre os quais se destaca o processo de industrialização colocado em prática no país. O aumento acelerado do processo de urbanização teve como contrapartida a geração de uma série de problemas sociais, que passaram a comprometer cada vez mais a qualidade de vida da população. A falta de planejamento traz inúmeras consequências para as cidades, atingindo, diretamente a sua população, principalmente, aquele segmento mais pobre, que sofre pela falta de infraestrutura básica e obras de saneamento. Essa situação se agrava porque os processos de urbanização estão sempre direcionadas ao atendimento das classes médias e altas, obrigando a população pobre a fixar-se nas periferias, vivendo em áreas sujeitas a riscos e sem acesso a serviços básicos como água e esgoto.

Palavras-chave: Urbanização. Espaço brasileiro. Impactos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Diplomado em Gestão Pública, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (FIP),

mestrando em Sistemas Agroindustriais (UFCG) e aluno dos cursos de Especialização

em Direitos Humanos (UFCG), Educação em Direitos Humanos (UFPB) e Gestão Pública (UEPB)

José Rivamar de Andrade, FAEXPE

Professor, graduado em Letras e especialista em Língua, Linguística e Literatura

pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)

Downloads

Publicado

2015-02-19

Como Citar

Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, & Andrade, J. R. de. (2015). Uma abordagem sobre o processo de urbanização no Brasil. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 2(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/3285

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>