Alternativas educacionais para a manutenção e fortalecimento do estado democrático de direito brasileiro

Autores

  • Miro Benício Dantas de Medeiros UFCG-CCJS/UAD
  • Giliard Cruz Targino UFCG-CCJS/UAD

Resumo

A pesquisa questiona o problema da insatisfação popular com a democracia, índice alarmante evidenciado pela organização Latinobarómetro. Partindo dessa premissa, apresentou-se o significado de democracia e fez-se uma breve explanação acerca dos direitos humanos. Por conseguinte, apresentou-se a crise política brasileira, iniciada no ano de 2013, gerando uma polarização política e contribuindo para a degeneração da imagem da democracia. Após isto, foi problematizado o papel da educação básica na criação de um perfil democrático, e na fomentação de valores e direitos humanos, para que, com o discernimento sobre o regime democrático, ele possa ser melhor preservado. Utiliza-se a Constituição e legislações educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, para verificar de que maneira o código legal brasileiro mune e fomenta a valorização democrática. São apresentados dados acerca da cultura democrática de duas cidades do país, Curitiba-PR e São Paulo-SP, mostrando como esse perfil é pouco desenvolvido na educação básica, progredindo na parcela que possui educação superior. Por fim, alternativas e sugestões para a implementação da educação básica são apresentados, visando estimular o debate sobre problemática.

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Biografia do Autor

Miro Benício Dantas de Medeiros, UFCG-CCJS/UAD

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2021-02-10

Como Citar

Medeiros, M. B. D. de, & Targino, G. C. (2021). Alternativas educacionais para a manutenção e fortalecimento do estado democrático de direito brasileiro. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 9(1), 52–70. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/8678

Edição

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