A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica

Autores

  • Clemilda Maria dos Santos FIP
  • José Ozildo dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i2.4114

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo aborda discussões variadas sobre a questão da indisciplina em sala de aula, no contexto das relações entre professores e alunos e considera as muitas causas possíveis da mesma, tratando-a ora como um problema, ora como uma ameaça ao futuro da educação formal. Os problemas de indisciplina em suas diversas manifestações na sala de aula e na escola tanto pública como particular, tem se constituído num dos principais desafios para os educadores. Atualmente é cada vez mais necessário inserir o psicopedagogo na instituição escolar, já que seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Fundamentadas em vários teóricos, a presente pesquisa teve por objetivo geral mostrar que a indisciplina traz consequências negativas a aprendizagem. Através dessa pesquisa foi possível perceber e analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. A psicopedagogia constitui-se, a princípio em uma composição de dois saberes - Psicologia e Pedagogia, pois se trata de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objetivo de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento. Propõe uma discussão teórica sobre o papel de pais e professores frente às situações de indisciplina. Apresente possibilidades de intervenção do psicopedagogo e suas contribuições para o trabalho educativo, atuando, assim, de forma preventiva.

 

Palavras-chave: Indisciplina. Psicopedagogo. Instituição Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemilda Maria dos Santos, FIP

Professora da rede municipal, licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos  (FIP)

José Ozildo dos Santos, UFCG

Docente, mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, especialista em Direito Administrativo (FIP);

Gestão Pública (UEPB) e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN) e pós-graduando

em Educação para os Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino na Educação Superior

Downloads

Publicado

2016-03-24

Como Citar

Santos, C. M. dos, & Santos, J. O. dos. (2016). A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(2). https://doi.org/10.18378/rebes.v5i2.4114

Edição

Seção

Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2