Educação no campo: desafios e perspectivas

Autores

  • Maria da Guia Gomes Alves FIP
  • José Ozildo dos Santos FIP

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i3.4115

Resumo

O presente artigo discorre sobre a educação no campo com vistas à uma reflexão sobre a importância desse modelo de educação para a formação cidadã dos indivíduos inseridos nesse contexto, apresentando ainda a educação do campo como instrumento de emancipação e promoção humana, em espaço de interação e aprendizado, vinculando, assim, os seus desafios e perspectivas. Como pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, buscou-se respaldo em teóricos, estudiosos e documentos da área e ainda em revistas científicas, no intuito de buscar um aprofundamento para o estudo. Arroyo (2011) e Caldart (2010), dentre outros contribuíram em defesa dos objetivos propostos. Originária do processo de luta dos movimentos sociais, a Educação do Campo contribui para o desenvolvimento de um processo de educação, que priorize um aprendizado significativo bem como a vida das pessoas inseridas no campo, considerando suas particularidades e dando-lhes o suporte necessário para uma vida melhor. A intencionalidade de um projeto nesse sentido é de formação de sujeitos que percebam criticamente as escolhas e premissas socialmente aceitas e que sejam capazes de formular alternativas de um projeto de vida capaz de garantir seus anseios e necessidades.

 

Palavras-chave: Educação no Campo. Formação Cidadã. Instrumento de Mudança.

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Biografia do Autor

Maria da Guia Gomes Alves, FIP

Professora da rede municipal, licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)

José Ozildo dos Santos, FIP

Docente, mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, especialista em Direito Administrativo (FIP);

Gestão Pública (UEPB) e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN) e pós-graduando

em Educação para os Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino na Educação Superior

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Publicado

2016-03-24

Como Citar

Alves, M. da G. G., & Santos, J. O. dos. (2016). Educação no campo: desafios e perspectivas. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(3). https://doi.org/10.18378/rebes.v5i3.4115

Edição

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