Fracasso escolar: Limites à cidadania

Autores

  • Hélia Luiza Bezerra da Rocha FIP
  • José Ozildo dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i4.4117

Resumo

Sabe-se que o fracasso escolar não é um problema recente, surgiu a partir do século XIX, com o advento da obrigatoriedade do ensino, tornando-se causa de muita preocupação nas instituições escolares. As causas do fracasso podem se manifestar tanto no ambiente escolar (interescolar), como fora da escola (extraescolar). Para se compreender o fenômeno do fracasso escolar necessita-se ter uma visão de todas as dificuldades e problemas existentes de forma oculta nesse processo e que só um detalhamento do conjunto, é que trará parâmetros que propiciará um bom entendimento do assunto em questão. Sabe-se da relevância da participação ativa da família na vida de uma criança, por ser o primeiro grupo social que a criança participa. Contemporaneamente, a escola assume a função social de formar para o exercício da cidadania. Mesmo as instituições buscando sempre oferecer um ensino que desenvolva no aluno sua intelectualidade, ainda têm muito a se rever quanto à sistematização de suas estruturas pedagógicas. As formas como os professores se comportam diante de uma situação de fracasso é preocupante, considerando que a sala de aula apresenta-se como um ambiente favorável na construção de uma relação de interação entre professor aluno. A escolaridade é o ponto de partida para que o futuro cidadão possa usufruir de todos os seus direitos e deveres, como também, ter uma formação consciente de como ser ativo na sociedade, evitando assim a exclusão.

 

Palavras-chave: Fracasso escolar. Prática Educativa. Cidadania.

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Biografia do Autor

Hélia Luiza Bezerra da Rocha, FIP

Professora da rede municipal, licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)

José Ozildo dos Santos, UFCG

Docente, mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG, especialista em Direito Administrativo (FIP);

Gestão Pública (UEPB) e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN) e pós-graduando

em Educação para os Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino na Educação Superior

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Publicado

2016-04-05

Como Citar

Rocha, H. L. B. da, & Santos, J. O. dos. (2016). Fracasso escolar: Limites à cidadania. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(4), 36–42. https://doi.org/10.18378/rebes.v5i4.4117

Edição

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