Sala de espera: estratégia de educação em saúde no contexto da atenção básica

Autores

  • Antonio Lucas Ferreira Feitosa Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Raquel Lima da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Karla Sunamita de Oliveira Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Luana Karolyny Gomes da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Michelle Carolina Garcia da Rocha Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6401

Palavras-chave:

Estágio Clínico, Prevenção Primária, Ensino

Resumo

Resumo: O objetivo deste relato de experiência é evidenciar a importância das atividades de Educação em Saúde realizadas na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió/AL, para a construção mútua de conhecimento, formação acadêmica e promoção da saúde da população usuária. Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar a partir das vivências de discentes dos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional em um cenário de aprendizagem do estágio curricular obrigatório na área de Saúde Coletiva. As práticas aconteceram no período de março a junho/2018, totalizando onze atividades de sala de espera com o uso de recursos educativos para a discussão dos conteúdos. Foram abordados temas pertinentes ao contexto local como: sífilis, conjuntivite, gripe e campanhas do Ministério da Saúde. O planejamento e a execução destas ações proporcionaram aos acadêmicos a aplicação dos conceitos de Saúde Coletiva bem como das áreas específicas de cada curso de graduação de forma dinâmica e interdisciplinar. O ambiente da sala de espera demonstrou-se desafiador, pois a abordagem das temáticas gerou discussões entre usuários e discentes de forma a construir e expandir conceitos, promovendo a saúde e sensibilização dos presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Lucas Ferreira Feitosa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Acadêmico de Fonoaudiologia na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Raquel Lima da Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Karla Sunamita de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Acadêmica de Fonoaudiologia na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Luana Karolyny Gomes da Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Michelle Carolina Garcia da Rocha, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Fonoaudióloga e Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Terapeuta Ocupacional e Professora na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Referências

ALMEIDA, L. E. et al. Abordagem do tabagismo em uma sala de espera: uma experiência extensionista. Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 127-136, 2018.

CERVERA, D.P.P.; PARREIRA, B.D.M.; GOULART, B.F. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, supl. 1, p. 1547-1554, 2011.

COUTO, V. B. M. et al. “Além da Mama”: o Cenário do outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica. Rev. bras. educ. med., v. 41, n. 1, p. 30-37, 2017.

GOBATTO, M.; CARVALHO, C. M.; ZANATA, P. Sala de espera: Espaço para efetivar a educação em saúde. Paraíba. 2012. In: Estratégias para o desenvolvimento local e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, 2012, Paraná. Anais Eletrônicos... Paraná: 2012. Disponível em:< https://goo.gl/XcHvHi>. Acesso em: 24 jul. 2018.

GONTIJO, I.P. Andragogia como ferramenta de educação em saúde. Evidência, Araxá, v. 12, n. 12, p. 97-109, 2016.

MACHADO, M. F. A. S. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS – uma revisão conceitual. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 335-342, 2007.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal do Ministério da Saúde. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sifilis-2>. Acessado em: 24 jul. 2018.

NORA, C.R.D.; MÂNICA, F.; GERMANI, A. R. M. Sala de espera, uma ferramenta para efetivar a educação em saúde. Revista Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 2, n. 3, p. 397-402, 2009.

REIS, F.V. et al. Educação em saúde na sala de espera – Relato de experiências. Rev. Med, Minas Gerais, v. 24, supl. 1, p. 32-36, 2014.

RODRIGUES, A. D. et al. Sala De Espera: um ambiente para efetivar a Educação em Saúde. Revista Vivências, v. 5, n. 7, p. 101-106, 2009.

ROSA, J.; BARTH, P.O.; GERMANI, A.R.M. A sala de espera no agir em saúde:

espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, Erechim, v. 35, n. 129, p. 121-130, 2011.

SILVA, J. R. A. et al. Educação em Saúde na Sala de Espera da Clínica Escola de uma IES: relato de experiência. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, 2., 2017, Paraíba. Anais Eletrônicos... Paraíba: Editora Realize, 2017. Disponível em:< https://goo.gl/taQzuZ>. Acesso em: 22 jul. 2018.

SOARES, A. R. et al. Educação em saúde na sala de espera na estratégia saúde da família: relato de experiência. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 18, 2015, João Pessoa. Anais... São Paulo: Martinari, 2015. Disponível em: < https://goo.gl/FHgW6x>

TEIXEIRA, E. R.; VELOSO, R. C. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 320-325, 2006.

VERÍSSIMO, D.S.; VALLE, E.R.M. A experiência vivida por pessoas com tumor cerebral e por seus familiares. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 45-57, 2006.

WILD, C. F. et al. Educação em saúde na sala de espera de uma policlínica infantil: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 4, n. 3, p. 660-666, 2014.

ZACARON, K. A. M. et al. Educação em saúde: a abordagem sobre doenças sexualmente transmissíveis em salas de espera. Caminho Aberto, ano 3, n. 5, 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Ferreira Feitosa, A. L., Lima da Silva, R., de Oliveira Santos, K. S., Gomes da Silva, L. K., Garcia da Rocha, M. C., & Lopes de Oliveira Andrade, M. F. (2019). Sala de espera: estratégia de educação em saúde no contexto da atenção básica. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(2), 67–70. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6401

Edição

Seção

Artigos