Tecnologias na Atenção Primária: experiência com o portal Saúde Já! Santa Luzia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8202

Palavras-chave:

Atenção básica, Assistência, Tecnologia, Educação em saúde, Equipe Multiprofissional

Resumo

A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada da comunidade para os serviços básicos de promoção, prevenção e assistência em saúde física e psicossocial. Visa oferecer cuidados de modo integral, participativo e dinâmico, de acordo com contexto do território e comunidade abrangida pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Em decorrência da instauração da pandemia provocada pela COVID-19, fez-se necessário o isolamento social e a interrupção de trabalhos coletivos comumente oferecidos pela UBS III do Bairro São José no Município de Santa Luzia. Desse modo, o presente artigo, do tipo relato de experiência, objetivou documentar a experiência da equipe multiprofissional de residência com o projeto Saúde Já! Santa Luzia. Trata-se de uma alternativa desenvolvida a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para manutenção de vínculo, educação em saúde, marcação de consulta, dentre outras alternativas de comunicação entre a comunidade e equipe profissional da UBS citada. A partir dos trabalhos com Instagram e Website, foi possível perceber as interações com a comunidade ocorrendo, mesmo à distância, o vínculo no período de quarentena. Apesar da necessidade de melhoria em pontos como design visual, marketing e gerenciamento profissional do portal, consideramos positiva a experiência com as TIC’s, uma ferramenta promissora durante e após o período pandêmico.

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Biografia do Autor

Bianca Cavalcante Vilar, Unifip- Centro universitário de Patos

Fonoaudióloga residente multiprofissional em atenção primária a saúde

 

Referências

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

Pimentel, A. M. S., Vilar, B. C., Neto, J. P. da S., Silva, K. P. da, Silva, P. H. P. S. da, & Sousa, M. N. A. de. (2020). Tecnologias na Atenção Primária: experiência com o portal Saúde Já! Santa Luzia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 62–68. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8202

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