Utilização de materiais lúdicos no ensino de Toxicologia Médica para acadêmicos de Medicina

Palavras-chave: Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.

Resumo

A Toxicologia é a ciência que se ocupa da natureza, dos mecanismos das ações tóxicas e da avaliação das alterações biológicas produzidos pela exposição do organismo às substâncias químicas. Embora as intoxicações sejam uma causa mundial frequente de procura pelos serviços de saúde, somente em 2002 surgiu, nos Estados Unidos, a Residência Médica em Toxicologia, como ultraespecialização dentro da Medicina Intensiva. Diante do perfil epidemiológico dos envenenamentos, algumas universidades nacionais têm instituído a Toxicologia Médica como disciplina, optativa ou obrigatória, nos cursos de Medicina. Todavia, o ensino dessa disciplina, assim como de muitas outras, mostra-se ainda muito pragmático e tradicionalista, havendo a necessidade de implementação de metodologias mais dinâmicas de ensino, a fim de permitir, aos discentes, melhor compreensão do conteúdo de modo a auxiliá-lo na sua prática profissional. O objetivo do presente trabalho é descrever as experiências de discentes na monitoria  acadêmica na disciplina de Toxicologia Médica em um curso de Medicina de uma Universidade Estadual brasileira, ressaltando a importância da utilização de materiais lúdicos para efetivação da aprendizagem desta disciplina Foram apresentados os materiais lúdicos utilizados nas aulas de Toxicologia Médica: cordel, palavras-cruzadas, quiz, paródia e estudos dirigidos. A aplicação da ludicidade em aulas de toxicologia viabiliza um melhor processo de significação e de aprendizagem tanto para discentes-monitores quanto para discentes-monitorados, desenvolvendo as habilidades de ambas as partes, tanto do monitor - que se aproxima da docência -, quanto do monitorado - que consegue assimilar o assunto de forma menos pragmática, mais didática e, consequentemente, mais efetiva.

Biografia do Autor

Anne Karoline de Araújo Rocha, Universidade Estadual do Ceará
Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.
Juliana Costa Ciarlini, Universidade Estadual do Ceará
Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.
TATIANA PASCHOALETTE RODRIGUES BACHUR, Universidade Estadual do Ceará
Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Referências

ALVES, R. M. M. et al. O quiz como recurso pedagógico no processo educacional: apresentação de um objeto de aprendizagem. In: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Pernambuco. 2015.

BACHUR, T. P. R. et al. Paródias e contação de história: formas lúdicas de ensinar parasitologia no ensino superior. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 18, n. 1, p. 79-88, 2019.

BARBOSA, A. S. M.; PASSOS, C. M. B.; COELHO, A. A. O cordel como recurso didático no ensino de ciências. experiências em ensino de ciências, v. 6, n. 2, p. 161-168, 2011.

BENEDETTI FILHO, E. et al. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de teoria atômica. Química nova na escola, v. 31, n. 2, p. 88-95, 2009.

DIAS-LIMA, A. et al. Avaliação, ensinagem e metodologias ativas: uma experiência vivenciada no componente curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 43, n. 2, p. 216-224, Junho de 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000200216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 de maio de 2020.

FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: Congresso nacional de educação. 2008.

KLAASSEN, C. D. Toxicology: the basic science of poisons. McGraw-Hill Professional Publishing, 8.ed., p. 1293. 2013.

OKANE, E. S. H.; TAKAHASHI, R. T. O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 40, n. 2, p. 160-169, 2006.

RICHA, N. A importância da capacitação dos médicos em toxicologia. Intertox, 4 de maio de 2018. Disponível em: <https://intertox.com.br/a-importancia-da-capacitacao-dos-medicos-em-toxicologia/>. Acesso em: 07 de maio de 2020.

SPRADA, E. Toxicologia. Rede e-Tec Brasil. Curitiba, PR. 2013.

Publicado
2021-01-07
Como Citar
Rocha, A. K. de A., Ciarlini, J. C., & BACHUR, T. P. R. (2021). Utilização de materiais lúdicos no ensino de Toxicologia Médica para acadêmicos de Medicina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(1), 07-14. https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8485
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>