Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina

Autores

  • Alina Maria Núñez Pinheiro Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9965-7410
  • Daniel Girão Britto Universidade Estadual do Ceará
  • Anne Karoline Araújo Rocha Universidade Estadual do Ceará
  • Camila Fernandes Universidade Estadual do Ceará
  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur Universidade Estadual do Ceará
  • Gislei Frota Aragão Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7544

Palavras-chave:

Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.

Resumo

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina.

 

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Biografia do Autor

Alina Maria Núñez Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica de Medicina da Universidade Estadual do Ceará

Daniel Girão Britto, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Ceará

Anne Karoline Araújo Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica de Medicina da Universidade Estadual do Ceará

Camila Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Universidade Estadual do Ceará

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará

Gislei Frota Aragão, Universidade Estadual do Ceará

Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará

Referências

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Publicado

2020-01-05

Como Citar

Pinheiro, A. M. N., Britto, D. G., Rocha, A. K. A., Fernandes, C., Bachur, T. P. R., & Aragão, G. F. (2020). Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(1), 100–109. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7544

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