A importância da literatura infantil para o aprendizado da leitura nos anos iniciais

Authors

  • Damiana Gonçalves Nóbrega FIP
  • José Ozildo dos Santos ufcg

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v5i2.4108

Abstract

A literatura infantil constitui-se num excelente recurso ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando-a em sala de aula o professor consegue estimular o gosto pela leitura entre seus alunos, e, conseqüentemente, diminuir os problemas registrados durante o processo de aquisição dessa prática. A literatura infantil surgiu com o objetivo importante de formar cidadãos, que aprendessem a comportar-se na sociedade, lhes ensinando hábitos, costumes e padrões a serem seguidos. Esta particularidade trouxe para a literatura infantil uma vinculação ao contexto histórico no qual é produzida, cabendo-lhe cumprir uma prática ética e social, apresentando modelos de comportamento que facilitem a integração da criança na sociedade. No Brasil, o reconhecimento da literatura infantil está associado à proclamação da República, tendo em vista que necessitariam da construção de um novo país e uma nova cultura com valores cívicos e morais. A utilização da literatura infantil nas instituições de ensino e principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, período da alfabetização, é algo que vem sendo bastante discutido nas últimas décadas com grande ênfase nos debates sobre aprendizagem da leitura e escrita e formação de professores. A integração literatura infantil e escola pode contribuir no questionamento dos valores vigentes na sociedade e na ampliação dos referenciais do mundo do educando, ajudando-o a reelaborar continuamente seus conhecimentos, sua aprendizagem, suas vivências, sua condição de sujeito ativo no meio onde está inserido.

 

Palavras-chave: literatura infantil, importância, recurso pedagógico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Damiana Gonçalves Nóbrega, FIP

Professora da rede municipal, licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia

pelas Faculdades Integradas de Patos  (FIP)

José Ozildo dos Santos, ufcg

Docente, mestre em Sistemas Agroindustrias pela UFCG, especialista em Direito Administrativo (FIP);

Gestão Pública (UEPB) e Educação Ambiental e Geografia do Semiário (IFRN)

e pós-graduando em Educação para os Direitos Humanos e em Metodologia do Ensino na Educação Superior

Published

2016-03-24

How to Cite

Nóbrega, D. G., & Santos, J. O. dos. (2016). A importância da literatura infantil para o aprendizado da leitura nos anos iniciais. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(2). https://doi.org/10.18378/rebes.v5i2.4108

Issue

Section

Reviewers

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>