Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7631

Keywords:

pé diabético, educação em saúde, atenção primária à saúde.

Abstract

: O pé neuropático e/ou isquêmico é uma das complicações da Diabetes Mellitus podendo gerar uma úlcera do pé diabético responsável pela maioria das amputações não traumáticas de membros inferiores sendo que metade delas podem ser evitadas se estratégias de saúde forem implementadas. Com isso, o estudo foi desenvolvido por meio das etapas do Arco de Maguerez em uma Unidade Básica de Saúde no Distrito Federal. Após reconhecimento do problema (falta de material educativo e a alta demanda de pacientes), identificação dos pontos-chave e teorização, a hipótese de solução e objetivo dos autores foi desenvolver e aplicar uma ferramenta educativa para auxiliar os profissionais e os pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus no cuidados com os pés. O jogo teve um feedback positivo tanto pela equipe multiprofissional quanto pelos pacientes por possibilitar a execução de diferentes atividades sobre os cuidados com os pés e facilitar suas orientações, podendo ser utilizado individualmente ou em grupo. Todos os passos estão explicados no manual de instruções disponibilizado à unidade.

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Author Biographies

Juan Felipe Soares Oliveira, Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeiro formado pela Escola Superior de Ciências da Saúde

Danyelle Lorrane Carneiro Veloso, Escola Superior de Ciências da Saúde

Possui graduação e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2011), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2014). Aluna regular de Doutorado Interinstitucional da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde e Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UNB. Atualmente é enfermeira - Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal e docente de ensino superior da Escola Superior de Ciências da Saúde da FEPECS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, cicatrização de feridas, continuidade da assistência ao paciente, humanização e comportamento contraceptivo.

Simone Luzia Fidélis Oliveira, Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeira graduada e licenciada pela Universidade de Brasília e Advogada graduada pelo Centro Universitário de Brasília, certificada no Exame de Ordem de nº 10078374 (OAB-DF). Atualmente é assistente da gerência da Central de Regulação de Internação Hospitalar do Complexo Regulador do Distrito Federal, enfermeira controladora da Central de Regulação de Internação Hospitalar e docente do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde. Já trabalhou na área de Enfermagem em Emergência, em Unidade de Terapia Intensiva e como Chefe de Enfermagem da UTI Adulto no Hospital Materno Infantil de Brasília. Na área jurídica já foi colaboradora da Defensoria Pública do DF.

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Published

2020-01-04

How to Cite

Oliveira, J. F. S., Veloso, D. L. C., & Oliveira, S. L. F. (2020). Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(1), 95–99. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7631

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