As ações pedagógicas e a erradicação do trabalho infantil

Autores/as

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Almair de Albuquerque Fernandes UFCG
  • Marcos Antônio Duvirgens Gomes UNINTER

Resumen

Trata-se de um artigo de revisão no qual se mostra a importância das ações educativas no processo de erradicação do trabalho infantil. Atualmente, diversas iniciativas veem sendo desenvolvidas no Brasil, visando à erradicação do trabalho infantil, considerado pela Organização das Nações Unidas como sendo uma prática desumana. Entre estas iniciativas, destaca-se o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, instituído pelo governo federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios. O referido programa está centrado na educação da criança e adolescente. Por meio de ações complementares à educação, esse programa atua no reingresso, na permanência e no sucesso escolar, possibilitando a ampliação da jornada de estudos. Como iniciativa governamental, muito já foi feito no sentido de dar as crianças carentes uma melhor condição de vida, evitando que as mesmas sejam levadas ao trabalho precoce, produz sequelas irreparáveis na vida da criança e do adolescente, a ele submetidos. No âmbito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, as ações pedagógicas possuem uma significativa importância. Através delas pode-se capacitar a clientela assistida para o exercício de sua cidadania, formando sujeitos responsáveis, éticos e conscientes de seus papéis na sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Publicado

2013-07-18

Cómo citar

Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., Fernandes, A. de A., & Gomes, M. A. D. (2013). As ações pedagógicas e a erradicação do trabalho infantil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(2), 01–06. Recuperado a partir de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2126

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>