ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ESPESSURA NO TEMPO DE SECAGEM DO PEDÚNCULO DE CAJU EM SECADORES SOLAR DE RADIAÇÃO DIRETA E INDIRETA

Authors

  • Antônio Vitor Machado UFCG
  • Edson Leandro de Oliveira UFRN
  • Everaldo Silvino dos Santos UFRN
  • Jackson Araújo de Oliveira UFRN
  • Laerte Moura de Freitas UFRN

Abstract

O Cajueiro (Anacardium occidentale L), pertencente a família das Anacardiaceae, ocupa lugar de destaque entre as plantas frutíferas tropicais. O caju é um fruto bastante procurado por sua polpa saborosa, apresenta um alto teor de vitamina C e também em sais minerais. Os altos índices de poluição alcançados pelo uso de energia fosseis é bastante preocupante na atualidade, com isso a busca pela utilização de fontes de energia limpa e renovável é de grande interesse no presente. A secagem solar do pedúnculo de caju em secadores de radiação direta e indireta poderá mostra-se como uma alternativa viável para atender aos pequenos médios e grandes produtores, que com a utilização desta tecnologia poderão agregar valor aos seus produtos e minimizar as perdas pós-colheita. O caju apresenta-se com um enorme potencial para obtenção de produtos desidratados frente ao seu alto índice de desperdício cerca de 94% de toda sua produção anual. Os resultados experimentais mostraram que o tempo de secagem solar do pedúnculo de caju em secadores de radiação direta e indireta diminui com a espessura da fatia, também, verifica-se que o secador de radiação indireta é mais eficiente com relação ao secador de radiação direta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antônio Vitor Machado, UFCG

Eng. Químico e de Alimentos, Prof. Adjunto CCTA/UATA - UFCG, area Alimentos.

Published

03-05-2012

How to Cite

MACHADO, A. V.; OLIVEIRA, E. L. de; SANTOS, E. S. dos; OLIVEIRA, J. A. de; FREITAS, L. M. de. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ESPESSURA NO TEMPO DE SECAGEM DO PEDÚNCULO DE CAJU EM SECADORES SOLAR DE RADIAÇÃO DIRETA E INDIRETA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 256–263, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1182. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>