Efeito de intervalos de aplicação de urina bovina na produção de alface em cultivo protegido

Authors

  • Thiago Alberto Sousa de Alencar Universidade Federal do Tocantins
  • Aline Torquato Tavares Universidade Federal do Tocantins
  • Prínscilla Pâmela Nunes Chaves Universidade Federal do Tocantins
  • Tiago Alves Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Ildon Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O estudo foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi-TO, com propósito de avaliar os efeitos de intervalos de aplicação de urina de vaca, sobre a produção de alface, cultivar ‘Elba’. O experimento constituiu-se de cinco tratamentos: 1 – Apenas adubação mineral de base (testemunha); três diferentes intervalos de aplicação da urina de vaca em solução (2 – Aplicação da urina a cada cinco dias; 3 – Aplicação da urina a cada dez dias e 4 – Aplicação da urina a cada quinze dias); e 5 – Adubação convencional. O experimento foi implantado em ambiente protegido, utilizando-se delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Ao longo do ciclo avaliou-se o estado do nitrogênio foliar e na colheita, o número de folhas, massa fresca e seca de folhas, comprimento de caule, massa fresca e seca de caule, massa fresca e seca de raízes, volume de cabeça, massa fresca e seca de cabeça, produtividade comercial e quantidade de N em massa seca da folha. Quando aplicadas em intervalos de cinco e quinze dias, a solução de urina proporcionou respostas relevantes para todas as características fitotécnicas avaliadas. O resultado de índice de clorofila foliar (ICF) foi significativo em relação à aplicação da solução de urina de vaca. A solução de urina de vaca constitui uma importante alternativa de adubação da alface para produção orgânica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Alberto Sousa de Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2010). Atualmente é Coordenador de Campo na empresa Grupo Mizote em Roda Velha-BA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, e nas culturas de Algodão, Soja e Milho.

Aline Torquato Tavares, Universidade Federal do Tocantins

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Mestranda em Produção Vegetal na Universidade Federal do Tocantins-UFT na cidade de Gurupi-TO

Prínscilla Pâmela Nunes Chaves, Universidade Federal do Tocantins

Discente em agronomia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente trabalha com melhoramento genético e fitopatologia em hortaliças.

Tiago Alves Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Discente de Eng . Agronomica - UFT, atualmente trabalha com Olericultura / Plantas Medicinais, Produção de Mudas e Agricultura Familiar.

Ildon Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Tocantins (2001), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. É membro do Comitê Interno de Avaliação de projetos PIBIC (desde de 2008) e do Colegiado do Curso de Mestrado em Produção Vegetal da UFT (desde de 2009). Tem experiência na área de Agronomia/Genética e Melhoramento Vegetal/Fitotecnia/Olericultura, trabalhando principalmente com as culturas do tomate, pimentão, alface e batata-doce. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

Published

11-09-2012

How to Cite

ALENCAR, T. A. S. de; TAVARES, A. T.; CHAVES, P. P. N.; FERREIRA, T. A.; NASCIMENTO, I. R. do. Efeito de intervalos de aplicação de urina bovina na produção de alface em cultivo protegido. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 53–67, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1337. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)