Mapeamento e caracterização da agricultura urbana no municipio de Gurupi - TO

Authors

  • Gabriel Alves Primo Universidade Federal do Tocantins
  • Tiago Alves Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Ismael de Oliveira Pinto Universidade Federal do Tocantins
  • Jacinto Pereira Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Juliana de Souza Ferreira

Keywords:

Agricultura periurbana, Sensoriamento remoto, SIG.

Abstract

Existe um tipo importante de agricultura ainda pouco estudada, porém presente desde o inicio das cidades: a agricultura urbana. Atribui-se o nome, a toda prática típica do meio rural que ocorre no espaço urbano. Sendo tal ambiente muito complexo para responder de forma eficaz aos desafios do planejamento e da gestão urbana e regional, no que diz respeito a informações sobre a vista espectral do espaço urbano, contamos com os avanços tecnológicos nas áreas espaciais. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar o perfil da agricultura urbana em Gurupi /TO, auxiliado pelas ferramentas e tecnologias do sensoriamento remoto e SIG. No perímetro urbano de Gurupi, foram identificados 288 iniciativas de agricultura urbana, distribuídos em 35 bairros e setores. Foram  realizadas  60  entrevistas  resultando  em  20%  do  total  de  unidades.  Foram inseridos pontos na imagem através de coordenadas geográficas colhida com uso de GPS nos pontos estudados. Tais pontos serviram como base para a criação do banco de dados e por fim na criação do mapa da agricultura urbana no município. Conclui-se que a agricultura urbana faz parte da dinâmica do município, porém não há apoio de instituições governamentais e não governamentais, sendo o conhecimento técnico falho nesta atividade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Alves Primo, Universidade Federal do Tocantins

Agronomo graduado pela Universidade Federal do Tocantins e Especialista em Georeferenciamento.

Tiago Alves Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Agronomo e Mestrando em Produção Vegetal,pela Universidade Federal do Tocantins, tendo interese pelos seguintes temas: Olericultura, Agricultura Familiar e Produção de Mudas.

Ismael de Oliveira Pinto, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Agronomia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2012). Atualmente é estudante de mestrato da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Metabolitos Secundários e Plantas Aromáticas.

Jacinto Pereira Santos, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1996), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professor 3 grau classe 6 da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomica, com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG e Cultura em consórcio.

Juliana de Souza Ferreira

Academica de Enge. de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins.

Published

03-10-2014

How to Cite

PRIMO, G. A.; FERREIRA, T. A.; PINTO, I. de O.; SANTOS, J. P.; FERREIRA, J. de S. Mapeamento e caracterização da agricultura urbana no municipio de Gurupi - TO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 212–219, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2926. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)