Avaliação de características agronômicas de cultivares de alface sob diferentes doses de nitrogênio

Authors

  • Kellen Kiara Barros Milhomens Universidade Federal do Tocantins
  • Ildon Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Rodrigo de Castro Tavares Universidade Federal do Tocantins
  • Tiago Alves Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Maiko Emiliano Souza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2940

Keywords:

adubação, elba, diâmetro

Abstract

A alface é uma hortaliça consumida principalmente na forma in natura, contem boas quantidades de vitaminas A, B1, B2, B6 e C. O fornecimento adequado de nutrientes é fundamental, sendo que o N para a alface está diretamente associado as características vegetativas, reprodutivas e morfológicas. O experimento foi conduzido no setor de Olericultura da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na cidade de Gurupi. Foram utilizadas duas cultivares, Elba e Verônica. As mudas foram produzidas em bandejas de isopor de 128 células. Aos 27 dias após o transplantio, foram avaliadas as seguintes características: Massa fresca aérea (MFA) - Obtida com a pesagem das plantas coletadas; Número de folhas totais (NFT) - Através da contagem das folhas das planta; Diâmetro da cabeça (DC) - Obtido com auxilio de uma régua; Massa seca aérea (MSA) – Obtida através da secagem da massa verde em estufa a 60° C, ate atingir peso constante, quando as amostras foram pesadas novamente. Podemos destacar que a cv. Elba apresentou bom desenvolvimento para as características de diâmetro de cabeça. Já a cv. Verônica obteve destaque em massa fresca e massa seca aérea, a medida que se aumentava as doses de N. Fica evidenciada a queda na produção a partir de determinada dose.Os resultados das variáveis estudadas neste trabalho demonstraram resposta quadrática em relação à aplicação de doses de adubação nitrogenada na forma de ureia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kellen Kiara Barros Milhomens, Universidade Federal do Tocantins

Formata em Engenharia Agronomica,  estou cursano mestrado em Produção Vegetal na Universidade Federal do Tocantins.

Tenho interesses em olericulas, plantas medicinaise na area de fitopatologia.

Ildon Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Tocantins (2001), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é professor Adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. É membro do Comitê Interno de Avaliação de projetos PIBIC (desde de 2008) e do Colegiado do Curso de Mestrado em Produção Vegetal da UFT (desde de 2009). Tem experiência na área de Agronomia/Genética e Melhoramento Vegetal/Fitotecnia/Olericultura, trabalhando principalmente com as culturas da melancia, tomate, pimentão, alface e batata-doce. Delegado da Associação Brasileira de Horticultura - ABH, no Estado do Tocantins.

Rodrigo de Castro Tavares, Universidade Federal do Tocantins

O profissional possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2011), com Sandwich na Universidade de Wageningen no departamento de qualidade do solo e na Universidade de Amsterdam em Ecologia, Holanda. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Pedologia, Classificação e Microbiologia do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Recuperação de Áreas Degradadas, Distinção de Ambientes e Bioindicadores do Solo. 

Tiago Alves Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Tocantins. Tem interesse pelos seguintes temas: Olericultura, Plantas Medicinais e Condimentares, Produção de Mudas e Agricultura Familiar, e atualmente é Mestrando em Produção Vegetal, pela mesma instituição.

Maiko Emiliano Souza, Universidade Federal do Tocantins

Academico de agronomia- UFT

Published

02-06-2015

How to Cite

MILHOMENS, K. K. B.; NASCIMENTO, I. R. do; TAVARES, R. de C.; FERREIRA, T. A.; SOUZA, M. E. Avaliação de características agronômicas de cultivares de alface sob diferentes doses de nitrogênio. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 143–148, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.2940. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2940. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.