Produção de rainhas (Apis mellifera L.), e taxa de fecundação natural em quatro municípios do nordeste brasileiro

Authors

  • Daniel Santiago Pereira Instituto Agropolos
  • Charle da Silva Paiva Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Gean Rafael Barbosa Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Patrício Borges Marajá Universidade Federal de Campina Grande
  • Caetano Jose de Lima IFPB

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de natalidade de rainhas africanizadas (Apis mellifera L.) e o índice de aceitação de abelhas rainha mediante a utilização de dois métodos de introdução em colônias órfãs. A produção de rainhas deu-se na, fazenda Experimental Rafael Fernandes, Campus: UFERSA/Mossoró-RN, de maio a setembro de 2011.  As larvas foram obtidas de colmeias com CH superior a 90%, utilizando o método de transferência proposto por Doolittle (1889). Realizou-se a transferência de 1920 larvas para colmeias mini recria modelo “Ribeirão Preto” que receberam alimentação energética e proteica de acordo com o consumo. Utilizaram-se 40 colmeias modelo Langstroth contendo enxames de abelhas distribuídas em quatro municípios: Pedro Avelino/RN; Mossoró/RN; Jaguaruana/CE; Russas/CE. Foram selecionadas 10 colmeias por município, orfanadas e após setenta e duas horas introduziram-se rainhas virgens com cinco dias de idade e 180mg. A introdução se deu de duas formas: 1 – Alternada: As rainhas foram introduzidas aleatoriamente nas colônias. 2 – Controlada: As rainhas introduzidas passaram por uma pré-seleção pelas operárias antes da introdução. Verificou-se que houve uma queda na produção e peso de rainhas ao longo do experimento. Produziram-se 1150 rainhas entre maio e setembro de 2011. Os métodos de introdução de rainhas Alternada e controlada apresentaram taxas de fecundação de 80% e 95%, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Santiago Pereira, Instituto Agropolos

Téc. Agropecuária, Eng.º Agrônomo. Doutorando em Ciência Animal, UFERSA, Mossoró-RN. Prof. Efetivo em Apicultura,  NEPAC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia e Abelhas na Caatinga) - IFRN, Pau dos Ferros-RN, Brasil. 

Charle da Silva Paiva, Universidade Federal Rural do Semiárido

Téc. Agropecuária, Zootecnista. Mestrando em Ciência Animal, NEPAC - UFERSA, Mossoró-RN, Brasil. 

Gean Rafael Barbosa, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduando em Zootecnia, UFERSA, Mossoró-RN, Brasil.

Patrício Borges Marajá, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agrônomo, D.Sc. Professor Titular NEPAC - UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, Pombal-PB, Brasil. 

Published

10-01-2013

How to Cite

PEREIRA, D. S.; PAIVA, C. da S.; BARBOSA, G. R.; MARAJÁ, P. B.; LIMA, C. J. de. Produção de rainhas (Apis mellifera L.), e taxa de fecundação natural em quatro municípios do nordeste brasileiro. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 09–16, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1345. Acesso em: 28 may. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>