QUALITY OF LIFE AND ENVIRONMENTAL AWARENESS OF RESIDENTS IN A RURAL COMMUNITY OF MOSSORÓ, RN

Authors

  • Francisco Silvestre Brilhante Bezerra Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró
  • Lígia Silva de França 1ª Vara de Família do Distrito Judiciário da Zona Sul da Comarca de Natal
  • Camila Pereira de Oliveira Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró
  • Leonardo Carlos Rodrigues de Menezes Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró
  • Cayo Riketh Medeiros de Oliveira Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Keywords:

percepção ambiental, saneamento básico, condição sócio-econômica, Mossoró, zona rural

Abstract

Com o objetivo de delinear os principais problemas sócio-ambientais, a percepção ambiental, a qualidade de vida e condições de saúde dos moradores da comunidade do Bom Jesus na zona rural de Mossoró, RN, foram aplicados 100 questionários semi-estruturados, e pré-testados em residências escolhidas randomicamente. Observou-se que a maioria da população vive em condições de pobreza, com até um salário mínimo, e que os principais problemas sócio-ambientais da comunidade estão associados à violência, esgoto a céu aberto e desenvolvimento de artrópodes e roedores vetores de doenças. A falta de saneamento básico e as moradias superlotadas foram associadas às doenças, sendo as mais freqüentes, vômito/diarréia e gripe/virose. A maioria da população estudada classificou o meio ambiente de Mossoró de regular a ruim e afirmou saber da participação individual para a contribuição com um ambiente mais saudável, apesar de não contribuem para a melhoria do meio em que vivem. Diante dos problemas identificados, esperase uma maior participação do poder público na realização de ações de educação e promoção da saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Silvestre Brilhante Bezerra, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Médico Veterinário, Pós-graduando em Ciência Animal na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN. Av. Presidente Dutra, 701, Alto de São Manoel, Mossoró, RN. CEP: 59625-000. Fone: (84) 3312-0143.

Lígia Silva de França, 1ª Vara de Família do Distrito Judiciário da Zona Sul da Comarca de Natal

Bacharela em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assistente do Juízo da 1ª Vara de Família do Distrito Judiciário da Zona Sul da Comarca de Natal. Ocupante do Quadro de Servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN).

Camila Pereira de Oliveira, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN. Av. Presidente Dutra, 701, Alto de São Manoel, Mossoró, RN. CEP: 59625-000.

Leonardo Carlos Rodrigues de Menezes, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Psicólogo, Pós-graduando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE Mossoró. Av. Presidente Dutra, 701, Alto de São Manoel, Mossoró, RN. CEP: 59625-000.

Cayo Riketh Medeiros de Oliveira, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Farmacêutico-bioquímico, Pós-graduando em Ciência Animal na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN. Av. Presidente Dutra, 701, Alto de São Manoel, Mossoró, RN. CEP: 59625-000.

Published

29-05-2009

How to Cite

BRILHANTE BEZERRA, F. S.; DE FRANÇA, L. S.; OLIVEIRA, C. P. de; MENEZES, L. C. R. de; OLIVEIRA, C. R. M. de. QUALITY OF LIFE AND ENVIRONMENTAL AWARENESS OF RESIDENTS IN A RURAL COMMUNITY OF MOSSORÓ, RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 39–44, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/193. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES