Perfil de lipídios, composição de ácidos graxos e teor de colesterol em camarões

Authors

  • Leyna Bezerra de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • José Marcelino Oliveira Cavalheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Pushkar Singh Bora

Abstract

O presente trabalho foi realizado com objetivo de comparar o efeito do ambiente sobre a concentração de lipídeos, a composição de ácidos graxos e o conteúdo de colesterol nas duas espécies de camarões cultivadas em diferentes salinidades de água. Foram utilizados neste estudo os camarões Litopenaeus vannamei, uma espécie cultivada em água doce e o Farfantepenaeus schimitti, criado em água salgada. O conteúdo de lipídeos de camarão de água doce foi cerca de 1,32% contra 0.97% de água salgada. A carne de camarão (Litopenaeus vannamei) de água doce se mostrou nutricionalmente mais sadia que a do camarão (Farfantepenaeus schimitti) de água salgada em relação à composição de ácidos graxos e concentração de colesterol. Treze e onze ácidos graxos foram detectados em óleos extraídos do Litopenaeus vannamei e Farfantepenaeus schimitti, respectivamente. A concentração total de ácidos graxos saturados em camarão de água salgada foi maior que no camarão de água doce, enquanto, este apresentou maior percentagem de ácidos graxos mono-insaturados e poli-insaturados. Uma diferença significativa nos ácidos graxos poli-insaturados entre as duas espécies foi observada. Em relação ao colesterol, o camarão de água doce apresentou uma concentração de 62.3 mg/100 g, enquanto o camarão de água salgada 271.3 mg/100 g de filé. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leyna Bezerra de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Tecnóloga em Alimentos com Mestrado em Ciencia e Tecnologia de Alimentos na UFPB e atualmente Professora da Faculdade de Tecnologia CENTEC Sertão Central.

Published

18-03-2014

How to Cite

MOURA, L. B. de; CAVALHEIRO, J. M. O.; BORA, P. S. Perfil de lipídios, composição de ácidos graxos e teor de colesterol em camarões. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 197–201, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2022. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)