Verificação dos POP’s e BPF’s em panificadoras das cidades de Crato e Juazeiro do Norte – CE

Authors

  • Maria Laiza dos Santos da Mota FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL
  • Maria Patrícia dos Santos da Mota FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL
  • Naiza Maria Galdino Cruz FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL
  • Ricarda Alves da Cruz
  • Leyna Bezerra de Moura FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL

Abstract

: A indústria de alimentos representa um ramo que cresceu de forma expressiva, nas últimas décadas, o desenvolvimento e crescimento das padarias e confeitarias têm acompanhado e se destacado significativamente, trazendo inovações e tendo que se adaptar muito rapidamente para sobreviver em meio às novas exigências do mercado. Este trabalho teve como objetivo verificar a implantação, bem como, o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF’s) e dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s) em panificadoras das cidades de Crato e Juazeiro do Norte. O estudo foi realizado em cinco padarias, por meio da lista de verificação das BPF’s e dos POP’s aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, baseada na Resolução – RDC 275 de 21 de outubro de 2002. De acordo com a avaliação dos check-list foi possível identificar que todos os itens avaliados não apresentaram total adequação aos requisitos precedidos pelas Boas Práticas de Fabricação, mostrando que os itens mais críticos dizem respeito à documentação, seguidos das condições higiênico-sanitárias das instalações, equipamentos, móveis e utensílios, hábitos higiênicos e apresentação dos manipuladores para o exercício da atividade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Patrícia dos Santos da Mota, FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL

Graduanda em Tecnologia em Alimentos, Faculdade de Tecnologia CENTEC – Cariri, Juazeiro do Norte, CE

Leyna Bezerra de Moura, FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL

Tecnóloga em Alimentos com Mestrado em Ciencia e Tecnologia de Alimentos na UFPB e atualmente Professora da Faculdade de Tecnologia CENTEC Sertão Central.

Published

03-06-2014

How to Cite

MOTA, M. L. dos S. da; MOTA, M. P. dos S. da; CRUZ, N. M. G.; CRUZ, R. A. da; MOURA, L. B. de. Verificação dos POP’s e BPF’s em panificadoras das cidades de Crato e Juazeiro do Norte – CE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 20–25, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1983. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note