Verificação da destinação dos resíduos oriundos do abatedouro de carne e das feiras livres de pescado na região do Cariri.

  • Leyna Bezerra de Moura FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL

Abstract

As empresas necessitam de mudanças constantes principalmente relacionadas à questão ambiental.  A indústria de carnes gera inúmeros resíduos e é dever da mesma destiná-los a locais apropriados que não causem impactos nem afetem o meio ambiente. Os dados deste estudo foram coletados no mês de janeiro de 2013 em um abatedouro bovino localizado na cidade de Juazeiro do Norte e em feiras livres que comercializam pescados, localizadas nos municípios de Missão Velha e Crato utilizando como ferramenta de análise a observação e relato dos impactos causados pelos proprietários e feirantes. Diante do exposto este estudo teve como objetivo verificar e relatar o processo realizado com os resíduos de origem animal (carnes e pescado) na indústria alimentícia enfatizando sua importância e o impacto gerado no meio ambiente pelos mesmos.  Após o estudo realizado observa-se que o estabelecimento destinado ao abate bovino apresenta um sistema de tratamento de resíduos sólidos completo, porém ainda defeituoso, quanto ao tratamento dos resíduos líquidos o mesmo possui um sistema ineficiente. Quanto aos resíduos de pescado não foi observado nenhum tratamento e nenhuma preocupação por parte dos feirantes e de nenhum órgão competente com os impactos causados pelos mesmos, muito menos um local destinado ao reaproveitamento dos mesmos. Desta forma, é necessário o desenvolvimento de tecnologias mais eficazes para o tratamento desses resíduos, e que estejam de acordo com a legislação ambiental.

Palavras-chave: impactos ambientais, sustentabilidade, novas tecnologias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leyna Bezerra de Moura, FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL
Tecnóloga em Alimentos com Mestrado em Ciencia e Tecnologia de Alimentos na UFPB e atualmente Professora da Faculdade de Tecnologia CENTEC Sertão Central.
Published
2014-05-12
How to Cite
MOURA, L. B. DE. Verificação da destinação dos resíduos oriundos do abatedouro de carne e das feiras livres de pescado na região do Cariri. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 4, p. 05 - 10, 12 May 2014.
Section
Technical Note