Qualidade microbiológica do leite cru in natura, leite cru refrigerado e leite pasteurizado comercializados na região de Uberlândia, MG

Authors

  • Christyan Paiva Farias Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávia Machado Croisfelt Universidade Federal de Uberlândia
  • Milla Alves Baffi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i4.3002

Keywords:

leite cru, leite refrigerado, leite pasteurizado, bactérias mesófilas aeróbicas, coliformes totais, coliformes termotolerantes.

Abstract

Neste trabalho investigou-se a qualidade microbiológica do leite proveniente de três diferentes fornecedores (duas propriedades rurais e um laticínio de Uberlândia-MG). Foram realizadas estimativas do número de bactérias aeróbias mesófilas por Contagem Padrão em Placas (CPP) em meio PCA (Agar Padrão para Contagem) a 30 oC e do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais em Caldo Lactosado (Teste Presuntivo) a 35 oC por 48 h. Após esse período, as amostras positivas (turbidez no meio e produção de gás) foram inoculadas em Caldo Verde Bile Brilhante (VBB, Teste Confirmativo) a 35 oC por 48 h e em Caldo EC a 45 oC por 24 h (Teste Completo) para estimar o NMP de coliformes totais e termotolerantes, respectivamente. Os valores médios de mesófilos encontrados nas amostras dos fornecedores A, B e C foram: 1,28 x 108; 2,45 x 106 e 0 (zero) Unidades Formadoras de Colônias por mililitro (UFC mL-1), respectivamente. Para coliformes totais, os valores médios foram: >2400, >100 e 0 (zero) NMP mL-1, e, para coliformes termotolerantes foram 1100, 7 e 0 (zero) NMP mL-1, respectivamente. Os resultados demonstraram que nas duas propriedades os valores foram acima dos permitidos por lei, reforçando a relevância dos cuidados com as condições higiênico-sanitárias do local. O presente estudo também mostrou a importância do processo de pasteurização para assegurar a qualidade microbiológica do leite.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Christyan Paiva Farias, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Flávia Machado Croisfelt, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Milla Alves Baffi, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto, Instituto de Ciências Agrárias, UFU. Área de Microbiologia de Alimentos.

Published

23-11-2014

How to Cite

FARIAS, C. P.; CROISFELT, F. M.; BAFFI, M. A. Qualidade microbiológica do leite cru in natura, leite cru refrigerado e leite pasteurizado comercializados na região de Uberlândia, MG. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 250–254, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i4.3002. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3002. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES