Fitomassa de pimenta doce-italina (capsicum) em função de adubação orgânica

Authors

  • Paulo Cássio Alves Linhares UFERSA
  • Josimar Nogueora da Silva UFERSA
  • Joselma Nogueira da Silva UEPB
  • Toni Halan da Silva Irineu UFPB
  • Thiago Pereira de Sousa UEPB
  • Raimundo Andrade UEPB

Keywords:

Hortaliças, esterco, semiárido

Abstract

As pimentas são todas as espécies e variedades do gênero Capsicum com frutos geralmente menores que os pimentões, com diferentes formatos, frequentemente de paladar pungente, embora existam pimentas doces. Objetivou-se com o presente trabalho analisar a fitomassa de pimenta doce-italina (capsicum) em função de adubação orgânica. O experimento foi conduzido em condições de campo no setor de agroecologia da UEPB, no município de Catolé do Rocha- PB, no ano de 2012. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, sendo estudados os efeitos de 5 fontes de matéria orgânica e foram testados 4 tipos de biofertilizantes. Avaliaram-se as seguintes variáveis: Fitomassa Seca da Folha (FSF), Fitomassa Seca do Caule (FSC) e Fitomassa Seca da Raiz (FSR). Não houve efeito significativo dos tratamentos estudados sobre a massa seca de plantas de pimenta doce italiana. As fontes de matéria orgânica se comportaram de maneira semelhante em relação à fitomassa seca do caule de pimenteira doce-italiana. O biofertilizante à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha + cinza de madeira (T4), desempenhou um maior acúmulo de massa seca da pimenta.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Cássio Alves Linhares, UFERSA

Atualmente é mestrando em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Possui Graduado em Ciências Agrárias (2013) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Josimar Nogueora da Silva, UFERSA

Atualmente é mestrando em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Possui Graduado em Ciências Agrárias (2013) e Técnico em Agropecuária (2009) pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Joselma Nogueira da Silva, UEPB

Possui Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica do Cajueiro (2010/ 2011). Graduação em andamento Licenciatura plena em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV (UEPB).

Toni Halan da Silva Irineu, UFPB

Mestrando em Agronomia pela Universidade Federal Paraíba (UFPB), Possui Graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Thiago Pereira de Sousa, UEPB

Possui Graduado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2013.2), é Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2006), é Técnico em Gestão Empresarial pelo Colégio Técnico Dom Vital (2008) e possui especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais - FEAMIG (2010).

Raimundo Andrade, UEPB

Possui Graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (1981), Especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual da Paraíba (1985), Mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2007).

Published

09-12-2014

How to Cite

LINHARES, P. C. A.; SILVA, J. N. da; SILVA, J. N. da; IRINEU, T. H. da S.; SOUSA, T. P. de; ANDRADE, R. Fitomassa de pimenta doce-italina (capsicum) em função de adubação orgânica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 163–167, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3057. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.