INTERACTION OF ORGANO-MINERAL FERTILIZATION ON SOIL IN THE CULTURE OF MELON IN MOSSORÓ - RN - BRAZIL

Authors

  • José Roberto de Sá UFERSA
  • Alisson Emerson Saldanha de Oliveira UFERSA
  • José Francismar de Medeiros UFERSA
  • Narjara Walessa Nogueira UFERSA
  • Cybelle Barbosa e Silva UFERSA/ANGICOS

Keywords:

Cucumis melo cultivar “Sancho”, disponibilidade, nutrientes, adubo orgânico.

Abstract

Com o objetivo de avaliar o efeito do adubo orgânico na presença da adubação mineral utilizada pelo produtor sobre as características químicas do solo, foi conduzido um experimento, na fazenda Pedra Preta, Cooperativa coopyfruta, no município de Mossoró-RN, no período de outubro a dezembro de 2008. O delineamento experimental utilizado foi o bloco casualizado simples com seis doses de torta de mamona utilizada como adubo orgânico em quatro blocos, totalizando 24 unidades experimentais. Os tratamentos foram constituídos de seis doses (0; 2; 4; 6; 8; 10 t ha-1). As amostras de solos foram analisadas quimicamente para determinação do pH, e dos teores de P, K, Ca, Mg, (H +Al), Al3+ e matéria orgânica, calculando-se a capacidade de troca de cátions a pH 7 (T) e capacidade de troca de cátions efetiva CTCe ou (t), conforme metodologia descrita pela EMBRAPA. O pH do solo reduziu com as doses do adubo orgânico. A disponibilidade do K aumentou com as doses do adubo orgânico adicionado ao solo. A disponibilidade do P e o teor de matéria orgânica foram maiores no solo cultivado com 10 t ha-1 do adubo orgânico. A disponibilidade do Ca e Mg foi maior no solo cultivado com 6 t ha-1 do adubo orgânico. A CTCe e a CTC a pH 7, também foram maiores no solo cultivado com 6 t ha-1 do adubo orgânico, embora os valores obtidos sejam considerados baixos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Roberto de Sá, UFERSA

Bolsista PNPD/CAPES/FITOTECNICA/UFERSA

Alisson Emerson Saldanha de Oliveira, UFERSA

Engenheiro Agrônomo/UFERSA.

José Francismar de Medeiros, UFERSA

Engenheiro Agrônomo, pesquisador I-D docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Fitotecnia e do de Irrigação e Drenagem da UFERSA.

Narjara Walessa Nogueira, UFERSA

Graduanda em agronomia - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Departamento de Ciências Vegetais.

Cybelle Barbosa e Silva, UFERSA/ANGICOS

Professora Adjunta da UFERSA, Campus de Angicos.

Published

01-06-2010

How to Cite

SÁ, J. R. de; OLIVEIRA, A. E. S. de; MEDEIROS, J. F. de; NOGUEIRA, N. W.; SILVA, C. B. e. INTERACTION OF ORGANO-MINERAL FERTILIZATION ON SOIL IN THE CULTURE OF MELON IN MOSSORÓ - RN - BRAZIL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 89–100, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/309. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>