A Diversificação de Culturas Agronômicas como Forma Sustentável na Agricultura Familiar: Uma Análise para o Estado/MS

Authors

  • Fabiano Greter Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Nova Andradina/MS
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Keywords:

Desenvolvimento Local, Geração de Renda, Produção de Alimentos, Sustentabilidade

Abstract

O fortalecimento na estrutura da Agricultura Familiar, por meio da diversificação de culturas agronômicas no campo, propicia formas diversificadas de produção e receitas contínuas, haja vista que, esse cenário apresenta potencialidades econômicas e sociais impactantes na geração de renda e comercialização de alimentos no país, se apresentando de suma importância para o desenvolvimento local e/ou regional dessa prática. Dessa forma, nesta pesquisa sugerem-se medidas de diversificação de culturas enquanto estratégias para o desenvolvimento e o fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso do Sul. Apresenta como método de pesquisa o estudo bibliográfico de caráter exploratório. Os principais resultados e discussões apontam a importância da diversificação de culturas agronômicas para o fortalecimento da Agricultura Familiar, empreendendo novas técnicas e formas de produção, gerando renda e participação no agronegócio local e/ou regional tanto para os produtores quanto para o contexto sócio espacial em que estão inseridos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Nova Andradina/MS

Atuo na área de planejamento, gestão, logística, recursos humanos e segurança e saúde do trabalho.

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Agronegócios, Professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Published

28-03-2015

How to Cite

MOREIRA, F. G.; BINOTTO, E. A Diversificação de Culturas Agronômicas como Forma Sustentável na Agricultura Familiar: Uma Análise para o Estado/MS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 68–75, 2015. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3119. Acesso em: 24 apr. 2024.

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.