Caracterização morfotintorial de Colletotrichum spp. causador de antracnose em frutos de figo cultivados experimentalmente no perímetro irrigado de São Gonçalo, Sousa-PB

Authors

  • Damião Junior Gomes IFPB SOUSA
  • Oscar Mariano Hafle
  • Nelieide Medeiros Gomes
  • Antonia Mendes Meira Fernandes
  • Patrício Borges Maracajá

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.3401

Keywords:

Ficus carica, podridão, Colletotrichum, microcultivo

Abstract

Como alternativa da inserção de novas culturas na região do Semiárido brasileiro temos o figo 'Roxo de Valinhos' (Ficus carica L.) uma planta família Moraceae que pode muito bem ser inserida no contexto da agricultura familiar, mas que vem sofrendo infecção por um fungo do gênero Colletotrichum provocando importantes percas econômicas no agronegócio e também no campo da pesquisa e extensão. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a morfologia de isolados de Colletotrichum spp. causador de antracnose pós-colheita em frutos de Ficus carica L. cultivado experimentalmente no perímetro irrigado da São Gonçalo no município de Sousa-PB. Primeiramente identificou os frutos com sintomas de antracnose seguido de sua desinfecção com álcool a 70%. Logo fez-se montagem em lâmina de microscopia para um prévia avaliação do patógeno. O fungo foi isolado em Batata-Dextrose-Ágar a 25ºC durante 10 dias. Seguidamente foi feito o microcultivo no mesmo meio de cultura para a análise morfo-tintorial do micélio usando como corante azul de algodão e lactofenol de amann.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

08-07-2015

How to Cite

GOMES, D. J.; HAFLE, O. M.; GOMES, N. M.; FERNANDES, A. M. M.; MARACAJÁ, P. B. Caracterização morfotintorial de Colletotrichum spp. causador de antracnose em frutos de figo cultivados experimentalmente no perímetro irrigado de São Gonçalo, Sousa-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 04–07, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.3401. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3401. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>