SORGO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO NITROGENADA CONVENCIONAL E FERTIRRIGADA: ANÁLISE DE TRILHA DA PRODUTIVIDADE E COMPONENTES

Authors

  • Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Ciro de Miranda Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Rousilene Silva Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Aires Sizenando Filho Universidade Federal do Ceará
  • Alan Diniz Lima Universidade Federal do Ceará

Abstract

Objetivou-se com este trabalho avaliar a associação entre a produtividade e seus componentes do sorgo submetido a adubação convencional, fertirrigada e sem adubação mediante as análises de correlação e trilha. O experimento foi conduzido na área experimental da Estação Meteorológica do Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-Ceará, no período de março a julho de 2008. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com sete tratamentos e quatro repetições. As doses testadas foram: 0; 30; 60; e 120 kg ha-1 pelo método convencional e por fertirrigação. As variáveis estudadas foram: produtividade de grãos (PG), peso de sementes (P100), peso da panícula (PP), diâmetro maior da panícula (DMP) e comprimento da panícula (CP), PP/DMP e PP/CP. Correlações significativas da produtividade de grãos do sorgo foram constatadas com diâmetro maior da panícula, relação peso da panícula/diâmetro maior da panícula, relação peso da panícula/comprimento da panícula. Efeitos diretos positivos foram constatados na peso de 100 sementes, peso da panícula, comprimento da panícula e relação peso da panícula/comprimento da panícula sobre a produtividade de grãos do sorgo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ciro de Miranda Pinto, Universidade Federal do Ceará

Na graduação desenvolvi tratabalhos com estresse hídrico e salino em plantas cultivadas em casa de vegetação do departamento de Fitotecnia. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará.

Mestrado em Fitotecnia/Concentração em Fisiologia da Produção Vegetal/Curso de Pós-graduação em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalho desenvolvido com as culturas da mamona, gergelim e amendoim submetidos a ciclos de deficiência hídrica.

Doutorando em Agronomia/Fitotecnia/ Curso de Pós-graduação em Fitotecnia/UFC. Trabalhos desenvolvidos manejo cultural da mamona consorciada com algodão, gergelim, girassol, feijão caupi e milho em regime de sequeiro. Exp1: Mamona consorciada com girassol em arranjo espacial (2008 a 2010). Exp2: Mamona consorcida com girassol em plantios defasados (2008 a 2010). Exp. 3: Mamona consorciada com algodão, feijão caupi, gergelim e milho (2010).

 

Published

03-03-2011

How to Cite

PINTO, O. R. de O.; PINTO, C. de M.; NASCIMENTO, R. S.; SIZENANDO FILHO, F. A.; LIMA, A. D. SORGO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO NITROGENADA CONVENCIONAL E FERTIRRIGADA: ANÁLISE DE TRILHA DA PRODUTIVIDADE E COMPONENTES. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 193–197, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/771. Acesso em: 29 mar. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>