MAMONA CONSORCIADA COM GIRASSOL EM PLANTIOS DEFASADOS: EFICIÊNCIA BIOLÓGICA

Authors

  • Ciro de Miranda Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Olienaide Riberio de Oliveira Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Aires Sizenando Filho Universidade Federal do Ceará

Abstract

Um ensaio de campo foi conduzido nos anos agrícolas de 2008, 2009 e 2010, com objetivo de avaliar os efeitos das épocas defasagem no plantio do girassol (Helianthus annus L.) em relação a mamona (Ricinus communis L.) nos sistemas consorciados no concerne a eficiência biológica. O delineamento utilizado no experimento foi blocos ao acaso com 6 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos analisados foram plantios defasados do girassol em 0; 7; 14 e 21 dias em relação a mamona, e cultivos isolados da mamona e girassol. O sistema de consorciação foi avaliado dos índices, a saber: UET, CET, REAT, média do UET+REAT, IPS, RCo.Todos os tratamentos em plantio defasados do girassol consorciado com mamona 2008, 2009 e combinado apresentaram UET, REAT e a média de UET com REAT, superiores à unidade. Em 2010 apenas da primeira e segunda data de plantios defasados proporcionaram valores superiores a unidade para UET e média de UET com REAT. O CET nos anos de 2008 a 2010, e combinado configuram compatibilidade competitiva no sistema de consorciação em plantios defasados do girassol em relação a mamona. Mediante uso do IPS constatou-se estabilidade de produtividade em todos os tratamentos em plantios defasados do girassol em relação a mamona em 2008, 2009 e 2010. Uso dos índices de eficiência biológica na avaliação do sistema de consorciação classifica a mamona como cultura dominante sobre o girassol na utilização dos recursos do ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ciro de Miranda Pinto, Universidade Federal do Ceará

Na graduação desenvolvi tratabalhos com estresse hídrico e salino em plantas cultivadas em casa de vegetação do departamento de Fitotecnia. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará.

Mestrado em Fitotecnia/Concentração em Fisiologia da Produção Vegetal/Curso de Pós-graduação em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalho desenvolvido com as culturas da mamona, gergelim e amendoim submetidos a ciclos de deficiência hídrica.

Doutorando em Agronomia/Fitotecnia/ Curso de Pós-graduação em Fitotecnia/UFC. Trabalhos desenvolvidos manejo cultural da mamona consorciada com algodão, gergelim, girassol, feijão caupi e milho em regime de sequeiro. Exp1: Mamona consorciada com girassol em arranjo espacial (2008 a 2010). Exp2: Mamona consorcida com girassol em plantios defasados (2008 a 2010). Exp. 3: Mamona consorciada com algodão, feijão caupi, gergelim e milho (2010).

 

Published

03-03-2011

How to Cite

PINTO, C. de M.; PINTO, O. R. de O.; SIZENANDO FILHO, F. A. MAMONA CONSORCIADA COM GIRASSOL EM PLANTIOS DEFASADOS: EFICIÊNCIA BIOLÓGICA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 166–176, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/817. Acesso em: 24 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>