MAMONA CONSORCIADA COM GIRASSOL EM PLANTIOS DEFASADOS: ANÁLISE DE TRILHA DA PRODUTIVIDADE E SEUS COMPONENTES

Authors

  • Ciro de Miranda Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Olienaide Riberio de Oliveira Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Aires Sizenando Filho Universidade Federal do Ceará
  • João Bosco Pitombeira Universidade Federal do Ceará

Abstract

Um ensaio de campo foi conduzido nos anos agrícolas de 2008, 2009 e 2010, com objetivo de estudar quais as variáveis que influenciam a produtividade de grãos da mamona (Ricinus communis L.) e girassol (Helianthus annus L.) usando-se a análise de trilha que particionar os valores de correlação em efeito de causa direta e indireta. O delineamento utilizado no experimento foi blocos ao acaso com 6 tratamentos e 4repetições. Correlações significativas da produtividade de grãos da mamona e como também do girassol foram constatadas com todos os componentes de produtividade. Efeitos diretos positivos foram constatados na relação entre produtividade de grãos e racemos, número de internódios, altura de planta, altura de inserção do racemo primário e comprimento de racemo sobre a produtividade de grãos da mamona. Efeito direto positivo foi constatado para altura de capítulo sobre a produtividade de grãos do girassol.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ciro de Miranda Pinto, Universidade Federal do Ceará

Na graduação desenvolvi tratabalhos com estresse hídrico e salino em plantas cultivadas em casa de vegetação do departamento de Fitotecnia. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará.

Mestrado em Fitotecnia/Concentração em Fisiologia da Produção Vegetal/Curso de Pós-graduação em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalho desenvolvido com as culturas da mamona, gergelim e amendoim submetidos a ciclos de deficiência hídrica.

Doutorando em Agronomia/Fitotecnia/ Curso de Pós-graduação em Fitotecnia/UFC. Trabalhos desenvolvidos manejo cultural da mamona consorciada com algodão, gergelim, girassol, feijão caupi e milho em regime de sequeiro. Exp1: Mamona consorciada com girassol em arranjo espacial (2008 a 2010). Exp2: Mamona consorcida com girassol em plantios defasados (2008 a 2010). Exp. 3: Mamona consorciada com algodão, feijão caupi, gergelim e milho (2010).

 

Published

23-02-2012

How to Cite

PINTO, C. de M.; PINTO, O. R. de O.; SIZENANDO FILHO, F. A.; PITOMBEIRA, J. B. MAMONA CONSORCIADA COM GIRASSOL EM PLANTIOS DEFASADOS: ANÁLISE DE TRILHA DA PRODUTIVIDADE E SEUS COMPONENTES. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 219–229, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/773. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>