School garden implemented in Association for people with disabilities

social inclusion, food education, environmental education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v17i2.9285

Keywords:

Agroecological education, Inclusive education, Learning, Social and environmental responsibility

Abstract

The aim of this study was to assess the benefits observed after the implementation of a school garden in an Association that serves people with disabilities in the municipality of Paiçandu/PR. This is a descriptive cross-sectional study that analysed the perceptions of individuals involved with the garden project, which were collected from teachers of the institution, parents of enrolled students and company employees who worked on the project. Among the results, different benefits of the garden could be observed, especially concerning social, pedagogical, food and environmental aspects. Positive reports were observed from parents and teachers, particularly related to the social and pedagogical areas. The role of social and environmental transformation of the company involved in the project is also highlighted.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiza Vigne Bennedetti, Universidade de São Paulo, São Paulo

Nutricionista graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2015). Mestre em Ciências Médicas: Endocrinologia, também pela UFRGS (2018), sob orientação da Profa. Dra. Themis Zelmanovitz. Sua linha de pesquisa de mestrado se baseou no estudo da associação entre ácidos graxos séricos e desfechos cardiovasculares em Diabetes Melito tipo 2. Está realizando doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde sua linha de pesquisa é baseada nas Soluções baseadas na Natureza e na segurança alimentar inseridas em sistemas socio-ambientais. Trabalhou como pesquisadora do grupo de Nutrição e Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atua em projetos de pesquisa e como professora em cursos de educação à distância. Possui experiência em doenças cardiovasculares, dislipidemias, Diabetes Melito e doenças associadas, consumo de ácidos graxos e metabolismo de lipídios, e boas práticas em alimentação. Atualmente se dedica ao estudo dos sistemas alimentares sustentáveis, especialmente relacionados às Soluções baseadas na Natureza. É membro e associada do Instituto Agenda Urbana Brasil desde 2020, onde atua especialmente em grupo de trabalho sobre a temática de hortas urbanas.

Angela Guimarães, Fortgreen Comercial Agrícola S.A., Paiçandu

Graduação em Administração pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) no Paraná, e uma Especialização em Gestão de Pessoas pela mesma universidade. Atualmente é Coordenadora Administrativa/RH e também Responsável pelo Setor da Sustentabilidade da empresa FortGreen Comercial Agrícola Ltda em Paiçandu/PR.

Bruna Raquel Rodrigues Teixeira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Graduação do Curos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Bacharelado). Bolsista de Inicação científica desde 2020. 

Maico Ismael Klein, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado

Possui graduação em Tecnologia em Agroindústria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) finalizando o curso em 2014. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Atualmente é discente do curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos na  Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além disso é cultivador de nozes pecã e trabalha no gerenciamento de estoque dos produtos produzidos pelo frigorífico de suínos da BRF, unidade Lajeado. Também está realizando Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) na Uergs em Encantado/Vale do Taquari.

Angélica Gomes Florczak dos Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado

Graduada em Administração (enfase: rural e agroindustrial), com experiencia na área administrativas, financeiras e humanas. Trabalho de conclusão aprovado, na área de Gestão de pessoas e Mudanças organizacionais em tempos de pandemia da Covid-19. Foi bolsista de iniciação cientifica, enquanto aluna de graduação. 

Marc François Richter, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, São Francisco de Paula

Possui Graduação em Química pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg na Alemanha (1990) e Doutorado em Bioquímica (1995) na mesma universidade. Depois do primeiro Pós-Doutorado no Institut Pasteur na França (1995-1997), chegou ao Brasil, onde atuou, durante dois anos (como pesquisador visitante do CNPq) no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2000 a 2003 trabalhou junto ao Centro Integrado do Câncer (ULBRA) e a Fundação Sul-Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anti-câncer (Fundação SOAD). Atuou também como Orientador de Mestrado durante os anos 2006 a 2010 no Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA da ULBRA). Atualmente, atua como professor adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) do qual é professor adjunto desde 2003. No período de 2003 a 2010 era Assessor do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs. De Fevereiro de 2010 a Novembro de 2014, atuava na função de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. De 2004 a julho de 2014 foi responsável pela mobilidade acadêmica internacional, incluindo o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na Uergs. Também era representante institucional junto ao FOPROP (Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação) no mesmo período. De 2010 a 2014 foi o responsável institucional no FORTEC (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia) e na Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual. De Janeiro de 2012 a dezembro de 2015, era Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento tecnológico do Estado do RS (SCIT-RS). De agosto de 2015 a junho de 2016 trabalhou na função de Diretor executivo da Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) do Estado do Rio Grande do Sul, e de junho de 2016 a março de 2018 exerceu a função de Presidente da Fundação na mesma instituição. Desde março de 2018 está lecionando e atuando em projetos de pesquisa e de extensão nas áreas da Gestão Ambiental, Nutrição e Ciência de Alimentos. Também é Membro do Conselho do Núcleo de Inovação Tecnológico - NITUergs. Em em 2019 iniciou suas atividades como professor-orientador nos seguintes dois Mestrados profissionais: 1) Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS-Uergs); e 2) Ciência e Tecnologia de Alimentos, orientando e lecionando (PPGCTA-Uergs). É editor chefe do Blog REPENSE, que realiza divulgação e conscientização de assuntos ligadas a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente.

 

References

ALVES, A. P. C.; LAGOS, F. S. Implantação de horta orgânica na APAE de Palmas/PR. Cadernos de Agroecologia, 10(3):1-5, 2015.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3. ed. Atual e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2017.

BARMAN, E. Doing well by doing good: A comparative analysis of ESG standards for responsible investment. In: Sustainability, stakeholder governance, and corporate social responsibility. Emerald Publishing Limited, 2018, pp. 289-313. https://doi.org/10.1108/S0742-332220180000038016.

BLAIR, D. The Child in the Garden: An Evaluative Review of the Benefits of School Gardening. The Journal of Environmental Education, 40(2):15-38, 2009. https://doi.org/10.3200/JOEE.40.2.15-38.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.

CARMO, E. F. O.; FERREIRA, P. M.; PEREIRA, S. G. F.; LARA, L. L. D.; FITTIPALDI, H. H. Z., FELICIONI, D. M., BRASILEIRO, K. M.; MENDES, J. C. Horta na APAE: Sustentabilidade, terapia e cuidado. Além dos Muros da Universidade, 5(1):70-75, 2020.

COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA. Cartilha da Inclusão Escolar: inclusão baseada em evidências científicas, Ed. Instituto Glia, 2014. Disponível em: <https://www.andislexia.org.br/cartilha.pdf> Acessado em: 02 Fev 2022.

CUNHA, C. C. de P, CRESCÊNCIO, J. S.; REIS, E. S. Implantação e manutenção de um jardim sensorial na APAE de Bambuí – MG. VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Bambuí, e II Mostra de Extensão, 2015.

FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. The state of food security and nutrition in the world. Rome: FAO, 2020. Disponível em: <https://www.fao.org/documents/card/en/c/ca9692en/> Acessado em: 02 Fev 2022.

FARIAS, E. R. S. de; CRUZ, G. de C.; SCHASTAI, M. B. Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 10(1):197-214, 2015. https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.7641

FREITAS, M. R. de O.; CRISOSTOMO, V. L. Análise da convergência de avaliação de índices de responsabilidade social corporativa no contexto da empresa brasileira. Estudios Gerenciales, 37(160):349-363, 2021. https://doi.org/10.18046/j.estger.2021.160.3955.

FROEHLICH, C.; BITENCOURT C. C.; Sustentabilidade Empresarial: um estudo de caso na empresa Artecola. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 5(3):55-71, 2016.

MATOS, R. F. de. Utilização de hortas escolares na promoção da educação alimentar com alunos do ensino fundamental. Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino, 1(9):55-71, 2020. https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.30186.

GARCIA, A. S.; SILVA, W. M. de; ORSATO, R. J. Corporate Sustainability, Capital Markets, and ESG Performance. In: Mendes-Da-Silva W. (eds) Individual Behaviors and Technologies for Financial Innovations. Springer, Cham., 2019. https://doi.org/10.1007/978-3-319-91911-9_13.

GARUTTI, S.; PINHEIRO, F. C. Horta Escolar de Plantas Medicinais: Uma Prática de Vida Saudável. Iniciação Científica – CESUMAR, 13(1):25-29, 2011.

GUIMARÃES, N. F., GALLO, A. de S.; CARVALHO, E. M. de; CORRÊA, A. L.; SILVA, R. F. da. Horta orgânica como eixo gerador de práticas pedagógicas: um relato ocorrido na associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE). Brazilian Journal of Development, 6(1):1290-1304, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-090.

GUITART, D. A.; PICKERING, C. M.; BYRNE, J. A. Color me healthy: Food diversity in school community gardens in two rapidly urbanising Australian cities. Health & Place, 26:110-117, 2014. https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2013.12.014.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/> Acessado em: 03 Fev 2022.

LOHR, A. M.; KRAUSE, K. C.; McCLELLAND, D. J.; GORDEN, N. V.; GERALD, L. B.; CASINO JR, V. de; WILKINSION-LEE, A.; CARVAJAL, S. C. The impact of school gardens on youth social and emotional learning: a scoping review. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, 21(4):371-384, 2021. https://doi.org/10.1080/14729679.2020.1838935.

MACHADO, A. de B.; RICHTER, M. F. Sustainability in times of pandemic (COVID-19). RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, 1(2):264–279, 2020. https://doi.org/10.47820/recima21.v1i2.25.

MARVILA, L. C.; RAGGI, D. G. Projeto Horta para o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25:e634, 2019. https://doi.org/10.25248/reas.e634.2019.

MOCINHO JUNIOR, M. A. A.; PRADO, A. F. S.; MESQUITA, D. Z.; APARECIDO, L. E. De O.; COSTA, C. T. S. APAE-Naviraí e as hortaliças: uma combinação especial. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 3(1):1-11, 2019.

NANDI, T. F.; AHLERT, A. Horta Escolar e Agricultura Familiar de Produção Orgânica: Um Estudo com Docentes em Municípios do Oeste do Paraná. Revista FSA, 18(5): 75-90, 2021. http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.5

NUNES, P. da S. Hortas para a promoção de saberes sobre alimentação saudável e Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Espação Acadêmico, 15(177):11-18, 2016.

PAPADOPOULOU, A.; KAZANA, A.; ARMAKOLAS, S. Education for sustainability development via school garden. European Journal of Education Studies, 7(9):194-206, 2020. http://dx.doi.org/10.46827/ejes.v7i9.3247.

PEREIRA, B. de A.; SOUZA, A. G. de; MÜNCH, D.; BARA, O.; NEVES, L. de O.; GUTZ, M. L. Cultivando com mãos especiais. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, 7(14):122–136, 2020. http://doi.org/10.21166/rext.v7i14.1149.

PEREIRA, F. N.; PICANÇO, K. C. de L.; ANTIQUEIRA, L. M. O. R. A. Educação ambiental no contexto da educação inclusive. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, 2(2):101-116, 2020. https://dx.doi.org/10.48075/ijerrs.v2i2.26244.

PIMENTA, J. C., RODRIGUES, K. S. M. Projeto Horta Escola: ações de educação ambiental na escola Centro Promocional todos os Santos de Goiânia (GO). Anais. II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG/IESA/ NUPEAT – Goiânia, 2011. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/52/o/29_Horta_na_escola.pdf> Acessado em: 27 Fev 2022.

RAMOS, D. K. A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador. Cadernos da Pedagogia, 6(12):105-115, 2013.

REIS, M. A. L.; ALCÂNTARA, S. R. M.; COGHI, E. P.; CHAGAS, P. R. R. Capacitação para implantação de horta escolar nas APAEs de Mato Grosso do Sul: um método natural substituindo o convencional. IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos 7(2):1-7, 2012.

RESENDE, A., C. L.; SILVA, R. M. P. da. Escola do campo – Horta sensorial inclusiva. Revista Eletrônica da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, 3(1):1-16, 2021.

RODRIGUES, M. R.; SOUZA, A. D. M.; BEZERRA, I. N.; PEREIRA, R. A.; YOKOO, E. M.; SICHIERI, R. Most consumed foods in Brazil: evolution between 2008-2009 and 2017-2018. Revista de Saúde Pública, 55(1):1s-9s, 2021. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.202105500340

ROSA, T.; HUBER, A. C. K. Conhecimento de práticas ambientais aos assistidos da APAE (Bagé-RS). Revista de Projetos comunitários e Extensão – Congrega, 3:47-51, 2018.

SALLES, S. H.; LINS, G.; LABINAS, A. M.; SOUZA; M. L. P. S., AOYAMA, E. M.; FURLAN, M. R. Case report: vegetable gardens in rural schools and environmental education. Revista Ambiente e Água, 15(7):1-9, 2020. https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2566.

SANTOS, D. F. dos.; OLIVEIRA, F. A. de; SANT'ANNA CAVALCANTE, F.; AMARAL, A. A.; LIMA, R. A. Horta escolar: o papel do ensino da biologia na conscientização alimentar para alunos especiais em Porto Velho, Rondônia. Biota Amazônia, 8(3):12-14, 2018. http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v8n3p12-14.

SCHERER, A. A. de; SCHERER, L. K.; SOUZA, C. A. de; GESSER, S. M.; SILVA, F. M. C. da. A educação ambiental na educação infantil: a horta e suas contribuições. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, 4(1):1-11, 2019.

SOARES, S. R. F.; FERREIRA, L. L.; PORTO, V. C. N.; GURGEL, M. T.; COSTA, L. R. da. A horta orgânica como instrumento de ensino-aprendizagem da questão ambiental para pessoas com necessidades educacionais especiais. Educação Ambiental em Ação, 5(2):1290-1304, 2012.

SOUSA, D. L. Inclusão Escolar: carências e desafios da formação continuada e atuação profissional docente na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e Política Nacional de Educação Inclusiva. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, 5(1):37-50, 2019.

Horta escolar implementada em Associação de atendimento a pessoas com deficiências

Published

01-04-2022

How to Cite

BENNEDETTI, L. V. .; GUIMARÃES, A.; TEIXEIRA, B. R. R.; KLEIN, M. I. .; SANTOS, A. G. F. dos .; RICHTER, M. F. School garden implemented in Association for people with disabilities: social inclusion, food education, environmental education. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 100–108, 2022. DOI: 10.18378/rvads.v17i2.9285. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/9285. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

INTERDISCIPLINARY