Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição

Autores

  • Jamilo Nogueira Paula Universidade Federal do Ceará
  • Ciro de Miranda Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Egnesio Holanda Vale Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Aires Sizenando Filho Universidade Federal do Ceará
  • João Bosco Pitombeira Universidade Federal do Ceará

Resumo

Um ensaio de campo foi conduzido no período de 18 março a 22 de julho de 2009, com o objetivo de estudar a resposta da girassol (Helianthus annuus L.) consorciado com milho (Zea mays) em séries de substituição sob condições da agricultura de sequeiro. O delineamento utilizado no experimento foi blocos ao acaso com 5 tratamentos e 4 repetições. Os componentes da produtividade analisados para girassol foram altura da planta, altura de capítulo e o diâmetro do capítulo. Com dados de produtividade de grãos do girassol e milho foi possível determinar o uso eficiente da terra (UET), coeficiente de adensamento relativo (CAR), agressividade (A) e o índice de produtividade do sistema (IPS). O sistema de consorciação casou reduções na produtividade do girassol e feijão caupi em comparação a seus monocultivos. O sistema de consorciação não modificou os componentes de produtividade do girassol estudados em séries de substituição com milho. Os índices de avaliação do sistema de consorciação o UET e CAR tornaram possível eleger os tratamentos 75% Gi + 25% Fc e 50% Gi + 50% Fc, como sendo recomendados para emprego na agricultura de subsistência. Os tratamentos consorciados apresentaram estabilidade de produtividade, a qual foi caracterizada pelo índice de produtividade do sistema (IPS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciro de Miranda Pinto, Universidade Federal do Ceará

Na graduação desenvolvi tratabalhos com estresse hídrico e salino em plantas cultivadas em casa de vegetação do departamento de Fitotecnia. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará.

Mestrado em Fitotecnia/Concentração em Fisiologia da Produção Vegetal/Curso de Pós-graduação em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalho desenvolvido com as culturas da mamona, gergelim e amendoim submetidos a ciclos de deficiência hídrica.

Doutorando em Agronomia/Fitotecnia/ Curso de Pós-graduação em Fitotecnia/UFC. Trabalhos desenvolvidos manejo cultural da mamona consorciada com algodão, gergelim, girassol, feijão caupi e milho em regime de sequeiro. Exp1: Mamona consorciada com girassol em arranjo espacial (2008 a 2010). Exp2: Mamona consorcida com girassol em plantios defasados (2008 a 2010). Exp. 3: Mamona consorciada com algodão, feijão caupi, gergelim e milho (2010).

 

Downloads

Publicado

2013-05-04

Como Citar

PAULA, J. N.; PINTO, C. de M.; VALE, E. H.; SIZENANDO FILHO, F. A.; PITOMBEIRA, J. B. Comportamento do girassol e milho consorciados em série de substituição. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 223–229, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1562. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2