COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO NOS TABULEIROS COSTEIROS DO ESTADO DE ALAGOASCOMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO NOS TABULEIROS COSTEIROS DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

  • Rodrigo Gomes Pereira CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
  • Abel Washingthon de Albuquerque CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
  • Glauber Henrique de Sousa Nunes UFERSA
  • Rafael de Oliveira Souza UFAL
  • Alisson Douglas da Silva UFAL

Palavras-chave:

Zea mays, sustentabilidade, produtividade de grãos, Nordeste brasileiro

Resumo

O presente estudo objetivou subsidiar os agricultores Alagoanos na escolha de cultivares de milho portadores de atributos agronômicos desejáveis. Os tratamentos consistiram no cultivo de quarenta cultivares de milho (quatro variedades de polinização aberta, oito híbridos triplos, oito híbridos duplos e vinte híbridos simples). Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com três repetições. As variáveis analisadas foram: Dias para atingir o florescimento masculino, altura das plantas, altura de inserção da espiga, matéria seca, stand final de plantas, produtividade de grãos, correlação fenotípica e divergência genética. Maiores produtividades de grãos estão correlacionadas positivamente com a população final de plantas por hectare; quanto maior a altura de plantas, maior a altura de inserção da primeira espiga, menor a produtividade de grãos. O híbrido simples AG-7000 apresenta características desejáveis para o aumento da produção de grãos nos Tabuleiros Costeiros do Estado de Alagoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gomes Pereira, CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Produção Vegetal na mesma universidade. Doutorando do Curso de Fitotecnia na UFERSA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade, Manejo do Solo, Mecanização Agrícola, Adubação e Aplicação de defensivos agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração lavoura-pecuária, cobertura morta, produtividade, alocação e acúmulo de matéria seca e produção e produtividade de grãos.

Downloads

Publicado

2010-04-29

Como Citar

PEREIRA, R. G.; DE ALBUQUERQUE, A. W.; NUNES, G. H. de S.; SOUZA, R. de O.; DA SILVA, A. D. COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO NOS TABULEIROS COSTEIROS DO ESTADO DE ALAGOASCOMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MILHO NOS TABULEIROS COSTEIROS DO ESTADO DE ALAGOAS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 54–63, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/274. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.