Apicultura inserida no contexto da agricultura sustentável - revisão

Autores

  • Adauto Graciano de Araújo Neto
  • Stefani Silva Vicente
  • Thyago Araújo Gurjão FRCG
  • Francisco de Assys Romero da Mota Sousa
  • Nágela Maria Henrique Mascarenhas
  • José Matias Porto Filho
  • Daniel Santiago
  • Jose Pereira da Silva Filho
  • Aline Carla de Medeiros
  • Patricio Borges Maracaja INSA - Instituto Nacional do Semiarido https://orcid.org/0000-0003-4812-0389

Palavras-chave:

Apicultura, agricultuta familiar, sustentável

Resumo

Com toda a degradação do meio ambiente na região Nordeste do Brasil nos últimos anos, a apicultura por não agredir o meio ambiente se torna uma ótima alternativa para a questão do desenvolvimento sustentável. A apicultura além de ser ecológica é comprovadamente rentável, podendo ser desenvolvida em toda região que possua clima e solo favorável e que exista uma vegetação abundante rica em floradas, sendo assim uma atividade sustentável com grande importância econômica. Diferente da maioria das atividades rurais a apicultura não é destrutiva, ela é uma das poucas atividade agropecuárias que cumpre com os requisitos do tripé da sustentabilidade: o econômico, gerando fonte renda para os agricultores; o social, pois utiliza a mão de obra que em maior parte das vezes é familiar; e o ecológico, porque não é necessário desmatar para criar abelhas. Na agricultura familiar de base ecológica a apicultura acaba sendo uma prática indispensável, pois as abelhas polinizam as lavouras, pomares e pastagens aumentando assim a produção, melhoram a qualidade e quantidade de hortaliças e sementes realizando a autopolinização e polinização cruzada. As abelhas além de produzirem o mel que é um excelente alimento para o consumo humano, a atividade apícola também proporciona uma boa fonte de renda com a venda de outros produtos da colmeia, como o própolis e a cera.

Referências

DE GOLVEIA MENDES, C., DA SILVA, J. B. A., DE MESQUITA, L. X., & MARACAJÁ, P. B. (2009). As análises de mel: revisão. Revista Caatinga, 22(2).

AROUCHA, E. M. M., DE OLIVEIRA, A. J. F., NUNES, G. H. S., MARACAJÁ, P. B., & SAN-TOS, M. C. A. (2008). Qualidade Do Mel De Abelha Produzidos Pelos Incubados Da Iagram E Co-mercializado No Municipio De Mossoró/Rn. Revista Caatinga, 21(1).

MESQUITA, L. X., MARACAJÁ, P. B., SAKAMOTO, S. M., PEREIRA, T. F. C., & PEREIRA, D. S. (2007). ANALISE SENSORIAL DO MEL DE JANDAIRA PURO (Melipona subnitida) E COM MISTURAS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 107-112.

PEREIRA, D. S., DA SILVA PAIVA, C., DE ANDRADE MENDES, A. R., BATISTA, J. S., & MARACAJÁ, P. B. (2015). Produção de geleia real por abelhas africanizadas em Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Holos, 6, 77-89.

PEREIRA, D. S., COELHO, W. A. C., BLANCO, B. S., & MARACAJÁ, P. B. (2014). Produção de abelhas rainha européias (Apis mellifera), utilizando diferentes métodos de manejo em Captain Cook, Havai, EUA.

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

Adauto Graciano de Araújo Neto, Stefani Silva Vicente, Gurjão, T. A. ., Francisco de Assys Romero da Mota Sousa, Nágela Maria Henrique Mascarenhas, José Matias Porto Filho, Pereira, D. S., Silva Filho, J. P. da, Medeiros, A. C. de, & Maracaja, P. B. (2023). Apicultura inserida no contexto da agricultura sustentável - revisão. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 12(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/10052

Edição

Seção

VI EVENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DO FESTIVAL DO MEL DE SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>