REFLEXÕES SOBRE A INTRODUÇÃO DAS TIC’S NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Eva Emanoela Lopes Martins Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco Antônio Mabson Henrique Lopes
  • Letícia Correia Soares
  • Júnior Evangelista Alves
  • Everton Vieira da Silva

Resumo

O século XXI é marcado diante tantas características como tecnológico, e mediante os diversos desafios enfrentados nesse contexto há a inserção dessas tecnologias no meio educacional, a escola moderna necessita de reformulações pedagógicas em todas as áreas.  A química é uma ciência que tem várias aplicações, o problema é que está sendo ensinada de forma errada, pode-se destacar o fato de estar sempre atrelada a matemática. Muitos educadores não contextualizam o ensino de química, fazendo-se uma aproximação do dia a dia do aluno. Assim é necessário levantar debates que vá além dos desafios enfrentados pela inserção da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem em química. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo discutir as transformações, desafios, e perspectivas do uso das TIC’s na educação com ênfase em química. Assim, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica cujos dados coletados foram analisados e discutidos qualitativamente. Observa-se que a inserção da tecnologia no ensino de química além de enfrentar desafios aqui mencionados ainda passa por problema devido estas mudanças na educação serem repentinas. Busca-se hoje uma aprendizagem significativa, por esse e outros motivos essas mudanças são essenciais. Portanto, é possível que a educação se adapte à aprendizagem pós-moderna.

Biografia do Autor

Eva Emanoela Lopes Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Downloads

Publicado

2018-11-18

Como Citar

Martins, E. E. L., Lopes, F. A. M. H., Soares, L. C., Alves, J. E., & Silva, E. V. da. (2018). REFLEXÕES SOBRE A INTRODUÇÃO DAS TIC’S NO ENSINO DE QUÍMICA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6667. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6667

Edição

Seção

Encontro Regional de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>