O LÚDICO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Taline dos Ramos Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Patricia Poliane de Oliveira
  • Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira
  • Everton Vieira da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Ao levarmos em conta o ensino de Química, várias estratégias metodológicas têm sido propostas visando contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, dentre elas, o uso de atividades lúdicas, que ainda é uma ferramenta que ocasiona inúmeras desconfianças por parte da comunidade escolar referente a esta estratégia empregada. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a possibilidade de o professor de Química aliar o uso dos jogos ao cotidiano das suas aulas auxiliando a aprendizagem ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. Para tanto, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo. As discussões acerca do lúdico, e no caso, os jogos no ensino, ainda carregam alguns obstáculos quanto a sua utilização. É comum que os alunos apontem o estudo como uma atividade obrigatória, principalmente, no que diz respeito às aulas de Química, contudo, ao optar por melhorias no ensino, o professor pode explorar campos desconhecidos, e nesse ínterim, as atividades lúdicas se apresentam como sendo prazerosa, divertida, livre e voluntária, com normas explícitas e implícitas, aspecto que pode tornar o ensino mais interessante.

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Publicado

2018-11-18

Como Citar

Lira, T. dos R., Oliveira, P. P. de, Oliveira, D. G. D. B., & Silva, E. V. da. (2018). O LÚDICO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6672. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6672

Edição

Seção

Encontro Regional de Química

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