Compostagem orgânica e a Feira da Agricultura Familiar de Serraria-Paraíba

Autores

  • Juliana Ferreira de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • João Gomes de Oliveira Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Shirley Santos Monteiro Universidade Federal da Paraíba
  • Alexandre Eduardo de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Dualyson da Silva Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6913

Palavras-chave:

Agroecologia, Sustentabilidade, Conhecimentos locais, Meio ambiente.

Resumo

Ações de potencialização das vocações locais são a base da valorização da agricultura familiar e devem valorizar o conhecimento local e a utilização de recursos existentes de acordo com as necessidades de cada agricultor (a). Atividades que possibilitem a melhoria de vida dos agricultores e do meio ambiente são de extrema valia para construção de ambientes mais saudáveis. Uma das estratégias de produção agroecológica é a compostagem orgânica. Diante do exposto, o objetivo com esse trabalho é abordar a importância de uma oficina de compostagem orgânica realizada com os agricultores (as) da Feira da Agricultura Familiar de Serraria - PB. As atividades foram realizadas no município de Serraria, no dia 19/06/2018, com 20 agricultores (as) familiares, com metodologias participativas. A valorização dos conhecimentos prévios dos agricultores foi de suma importância, colocando-os como protagonistas da oficina e não mais como mero espectadores, o que enriqueceu o diálogo e as atividades práticas.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Técnica Agrícola; Bacharela em Agroecologia; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Mestranda em Ciências Agrárias (Agroecologia); Técnica em Agronegócio.

João Gomes de Oliveira Neto, Universidade Federal da Paraíba

Técnico Agrícola - Zootecnista - Mestrando em Ciências Agrárias (Agroecologia)

Shirley Santos Monteiro, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em agroecologia - Mestre em Tecnologia Agroalimentar

Alexandre Eduardo de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Docente da UFPB.

Dualyson da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em agroecologia

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4 ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3 ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

GUZMÁN, E. S. A perspectiva sociológica em agroecologia: uma sistematização de seus métodos e técnicas. Revista de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.1, p. 18-28, 2002.

KERBER, M. Análises das trajetórias de transição de produtores de base ecológica de Ibiúna-SP: Identificação e caracterização de indicadores sociais de sustentabilidade. 2009. 164p. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, Araras-SP.

LIMA, J. F. O nascer da Feira da Agricultura Familiar de Serraria (PB) - FAFS. Monografia (Bacharelado em Agroecologia) CCHSA–UFPB. Bananeiras: [s.n.], 2016. 94f.: il.: color. Orientador: Prof. Dr. Filipe Silveira Marini. Monografia (Agroecologia) CCHSA-UFPB.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Compostagem. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex consumo/_arquivos/compostagem.pdf. Acesso em: 16 dez. 2018.

OLIVEIRA, F. N. S.; LIMA, H. J. M.; CAJAZEIRA, J. P. Uso da compostagem em sistemas agrícolas orgânicos. Fortaleza: Embrapa Agroindústria tropical, 17p. (Documentos, 89), 2004. Disponível em: http://cnpat.embrapa.br/publica/pub/SerDoc/doc_89.pdf. Acesso em 06 de abril de 2019.

PRIMAVESI, A. Agroecologia: ecosfera, tecnosfera e agricultura. São Paulo: Nobel, 1997.

SANTOS, V. B. Oficina temática sobre compostagem: uma perspectiva interdisciplinar no ensino de química e biologia. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 60 p. 2019.

SOUZA, F. A.; AQUINO, A. M.; RICCI, M. S. F.; FEIDEN, A. Compostagem. Seropédica: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa Agrobiologia, 11p., (Boletim Técnico, 50), 2001.

TEIXEIRA, L. B.; GERMANO, V. L. C.; OLIVEIRA, R. F.; FURLAN JÚNIOR, J. Processo de compostagem, a partir de lixo orgânico urbano, em leira estática com ventilação natural. Belém: Embrapa, 8 p., (Circular Técnica, 33), 2004.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Lima, J. F. de, Oliveira Neto, J. G. de, Monteiro, S. S., Araújo, A. E. de, & Santos, D. da S. (2019). Compostagem orgânica e a Feira da Agricultura Familiar de Serraria-Paraíba. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p6913. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6913

Edição

Seção

II CONGRESSO PARAIBANO DE AGROECOLOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)