A importância da inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista

Autores

  • Rita de Cássia Ribeiro Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Hellita do Nascimento Fernandes Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Juliana Gonçalves da Silva Lemos Universidade Federal de Campina Grande
  • José Cezario de Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Emília Nascimento Lemos Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10303

Palavras-chave:

Alunos, Autismo, Inclusão Escolar

Resumo

O autismo refere-se a um distúrbio de ordem neurológica, caracterizado por um conjunto de alterações comportamentais com início precoce, cursos crônicos e grandes impactos, porém, variável, em diversas áreas do desenvolvimento humano. Com efeito, o distúrbio do espectro autista tem repercussões no desenvolvimento estudantil. Assim, faz-se importante oferecer uma sintonia adequada para que ela se desenvolva sem prejuízos – destacando-se a importância da inclusão escolar para apaziguar os efeitos negativos do autismo. Para tanto, a presente pesquisa objetiva expor a importância da inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista evidenciando os aspectos normativos e legais do ordenamento jurídico brasileiro. Com relação a metodologia, tem-se uma pesquisa exploratória, método dedutivo, bem como técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando-se de trabalhos científicos, acerca do tema, tendo as seguintes palavras-chave: “Alunos”, “Autismo” e “Inclusão Escolar”. Ante o exposto, conclui-se que o transtorno do espectro autista impõe um desafio ao sistema educacional no que tange a inclusão escolar. Diante das possíveis implicações, averiguou-se a existência de inúmeras normas que resguardem a inclusão escolar das pessoas com autismo, como preconiza a BNCC no que tange à adaptação do ensino, bem como a Lei nº 12.764/2012, que destaca o direito à vida digna, à integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer.

Referências

ALEXANDRE, D. L.; RIBEIRO, E. Trabalhando A “ Região Sul Do Brasil” A Partir De Instalações Geográficas Com Alunos Do 7º Ano Da E.E,F. M São Vicente De Paula, Exu-Pe. 2014.

AZZI, S. Avaliação e progressão continuada. In: AZZI, S. (coord). Avaliação do desempenho e progressão continuada: projeto de capacitação de dirigentes. Belo Horizonte: SMED, out. 2001.

BORBA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: 2015.

BRASIL. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF:28 dez. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CUNHA, M. I. da. Conceitos de espaço, lugar e território nos espaços analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação UNISINOS: v.12, n.3, setembro-dezembro, 2008.

CUNHA, N. H. S. Distúrbios do Comportamento. In CAMARGOS Jr., Walter (Org.) Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 3° Milênio. Brasília: CORDE, 2002, p. 122-127.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: 1994.

DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1994.

DEMO, P. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Temas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Curitiba, Paraná, 2004. p.156-166.

DUARTE, C. P.; SILVA, L. C.; VELLOSO, R. de L.. Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com transtorno do espectro autista. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2018.

KANNER, L. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child, [s. l.], v. 2, p. 217–250, 1943.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015.

NETO, H. L.; MORAIS, W. C. de. Contribuições epistemológicas da análise econômica em direito empresarial. LIBERTAS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, v. 6, n. 1, p. 75-86, 2016.

SILVA, T. N. da; GOMES, K. J. C. Ensino de geografia e autismo: por uma prática inclusiva. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2015, Catalão (GO). Anais... Catalão: Fala professor (qual) é o fim do ensino de geografia?, out., 2015.

SILVA. A. B. B. Mundo Singular: Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: ED. Fontanar, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Sousa, R. de C. R., Fernandes, H. do N., Lemos, M. J. G. da S., Almeida, J. C. de, & Lemos, A. E. N. (2023). A importância da inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(4), 2179–2193. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10303

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)