Revisão integrativa sobre experiências e desafios das mães de criança com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Clesia de Alcântara Alves UNI-RN
  • Beatriz Azevedo de Almeida Santos Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Barbara de Araújo Fernandes Centro Universitário Santa Maria
  • Gleyciane Lins Pereira Centro Universitário Santa Maria
  • Rodrigo Quirino Nascimento Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Teresa Jácome Alves Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

TEA, diagnóstico, experiências

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico e por deficiências persistentes e generalizadas na compreensão e comunicação social, mau funcionamento adaptativo e presença de comportamentos e interesses restritos ou repetitivos. Estudos contemporâneos relevam aumento do número do diagnóstico de TEA. Nesta senda, este estudo visa analisar informações sobre as experiências de mães que cuidam de crianças com TEA, como também conhecimento que pode ser usado para aumentar a conscientização pública sobre as necessidades psicológicas maternas associadas a ter um filho com TEA.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th ed.; DSM-5; American Psychiatric Association: Washington, DC, USA, p. 5; 2013.

AZEVEDO, T. L.; CIA, F.; SPINAZOLA, C. C. Correlação entre o relacionamento conjugal, rotina familiar, suporte social, necessidades e qualidade de vida de pais e mães de crianças com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 205-218, 2019.

BAIO, J. et al. Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years—autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2014. MMWR Surveillance Summaries, v. 67, n. 6, p. 1, 2018.

CHAIM, M. P. M. et al. Fenomenologia da qualidade de vida de mães de crianças autistas. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 24, n. 3, p. 122-134, 2018.

CHIAROTTI, F.; VENEROSI, A. Epidemiology of autism spectrum disorders: a review of worldwide prevalence estimates since 2014. Brain sciences, v. 10, n. 5, p. 274, 2020.

COHRS, A. C.; LESLIE, D. L. Depression in Parents of Children Diagnosed with Autism Spectrum Disorder: A Claims-Based Analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, n. 5, p. 1416-1422, 2017.

CONSTANTINIDIS, T. C.; PINTO, A. S. Revisão integrativa sobre a vivência de mães de crianças com transtorno de espectro autista. Revista Psicologia e Saúde, 2020.

CONSTANTINIDIS, T. C.; SILVA, L. C.; RIBEIRO, M. C. C. “Todo mundo quer ter um filho perfeito”: vivências de mães de crianças com autismo. Psico-USF, v. 23, p. 47-58, 2018.

CORREA, B.; SIMAS, F.; PORTES, J. R. M. Metas de socialização e estratégias de ação de mães de crianças com suspeita de transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 293-308, 2018.

CORRÊA, M. C. C. B.; QUEIROZ, S. S. A família é o melhor recurso da criança: análise das trocas sociais entre mães e crianças com transtorno do espectro do autismo. Ciênc. cogn, p. 41-62, 2017.

COSSIO, A. P.; PEREIRA, A. P. S.; RODRIGUEZ, R. C. C. Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 505-516, 2017.

ESTES, A. et al. Parenting-related stress and psychological distress in mothers of toddlers with autism spectrum disorders. Brain and Development, v. 35, n. 2, p. 133-138, 2013.

FADDA, G. M.; CURY, V. E. A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 35, 2019.

FAIRTHORNE, J.; KLERK, N.; LEONARD, H. Health of mothers of children with intellectual disability or autism spectrum disorder: A review of the literature. Medical Research Archives, n. 3, 2015.

FALK, N. H.; NORRIS, K.; QUINN, M. G. The factors predicting stress, anxiety and depression in the parents of children with autism. Journal of autism and developmental disorders, v. 44, n. 12, p. 3185-3203, 2014.

FARO, K. C. A. et al. Autismo e mães com e sem estresse: análise da sobrecarga materna e do suporte familiar. Psico, v. 50, n. 2, p. e30080-e30080, 2019.

FERREIRA, C. et al. Repercussão da implementação do Picture Exchange Communication System–PECS no índice de sobrecarga de mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2022.

FONSECA, L. K. R. et al. Influências do Transtorno do Espectro Autista nas relações familiares: revisão sistemática. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 43, n. 2, p. 444-465, 2019.

FREITAS, B. M. S.; GAUDENZI, P. “Nós, mães de autistas”: entre o saber da experiência e as memórias coletivas em vídeos no YouTube. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 1595-1604, 2022.

HALL, S. E.; RICCIO, C. A. Complementary and alternative treatment use for autism spectrum disorders. Complementary Therapies in Clinical Practice, [online], v. 18, n. 3, p. 159-163, ago. 2012.

HAYES, S. A.; WATSON, S. L. The impact of parenting stress: A meta-analysis of studies comparing the experience of parenting stress in parents of children with and without autism spectrum disorder. Journal of autism and developmental disorders, v. 43, n. 3, p. 629-642, 2013.

HOFFMAN, C. D. et al. Parenting stress and closeness: Mothers of typically developing children and mothers of children with autism. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 24, n. 3, p. 178-187, 2009.

HONG, J. et al. Factors associated with subjective quality of life of adults with autism spectrum disorder: Self-report versus maternal reports. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, n. 4, p. 1368-1378, 2016.

ILIAS, K. et al. Risk and Resilience Among Mothers and Fathers of Primary School Age Children With ASD in Malaysia: A Qualitative Constructive Grounded Theory Approach. Frontiers in psychology, v. 9, p. 2275, 2019.

JONES, S.; BREMER, E.; LLOYD, M. Autism spectrum disorder: family quality of life while waiting for intervention services. Quality of Life Research, v. 26, n. 2, p. 331-342, 2017.

LAI, W.W.; GOH, T.J.; OEI, T.P.S.; SUNG, M. Coping and Well-Being in Parents of Children with Autism Spectrum Disorders (ASD). Journal of autism and developmental disorders, v. 45, n. 8, p. 2582-2593, 2015.

LOOMES, R.; HULL, L.; MANDY, W. P. L. What is the male-to-female ratio in autism spectrum disorder? A systematic review and meta-analysis. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 56, n. 6, p. 466-474, 2017.

MAENNER, M. J. et al. Prevalence and characteristics of autism spectrum disorder among children aged 8 years—autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2018. MMWR Surveillance Summaries, v. 70, n. 11, p. 1, 2021.

MAGALHÃES, J. M. et al. Vivências de familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.

MEADAN, H.; HALLE, J.W.; EBATA, A.T. Families with Children Who Have Autism Spectrum Disorders: Stress and Support. Exceptional children, v. 77, n. 1, p. 7-36, 2010.

MISQUIATTI, A. R. N. et al. Sobrecarga familiar e crianças com transtornos do espectro do autismo: perspectiva dos cuidadores. Revista CEFAC, v. 17, p. 192-200, 2015.

OLIVEIRA, L. B. O desejo da mãe a partir do diagnóstico de autismo. Psicologia em Revista, v. 25, n. 3, p. 1287-1300, 2019.

PAULA, C. S.; BELISÁSIO FILHO, J. F.; TEIXEIRA, M. C. T. V. Estudantes de psicologia concluem a graduação com uma boa formação em autismo? Revista Psicologia-Teoria e Prática, v. 18, n. 1, 2016.

PORTES, J. R. M.; VIEIRA, M. L. Coparentalidade no contexto familiar de crianças com transtorno do espectro autista. Psicologia em estudo, v. 25, 2020.

REED, P.; SEJUNAITE, K.; OSBORNE, L. A. Relationship between self-reported health and stress in mothers of children with autism spectrum disorders. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, n. 3, p. 934-941, 2016.

RENDON, D. C. S. et al. Convivência com filhos com transtorno do espectro autista: desvelando sentidos do ser-aí-mãe. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 33, 2019.

RICCIOPPO, M. R. P. L.; HUEB, M. F. D.; BELLINI, M. Mi hijo es autista: percepciones y sentimientos materno. Revista da SPAGESP, v. 22, n. 2, p. 132-146, 2021.

ROGERS, S.; DAWSON, G. Intervenção precoce em crianças com autismo. Lisboa: Lidel, 2014.

SANTOS, C. M. C.; PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista latino-americana de enfermagem, v. 15, p. 508-511, 2007.

SHATTNAWI, K. K. et al. Parenting a child with autism spectrum disorder: Perspective of Jordanian mothers. Journal of Transcultural Nursing, v. 32, n. 5, p. 474-483, 2021.

VILANOVA, J. R. S. et al. Sobrecarga de mães com filhos diagnosticados com transtorno do espectro autista: estudo de método misto. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 43, 2022.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas. 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2016.

Downloads

Publicado

2023-02-18 — Atualizado em 2023-02-18

Versões

Como Citar

Alves, C. de A., Santos, B. A. de A., Fernandes, B. de A., Pereira, G. L., Nascimento, R. Q., & Alves, M. T. J. (2023). Revisão integrativa sobre experiências e desafios das mães de criança com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(1), 510–520. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9703