Autorregulação comportamental-emocional perante dos quadros clínicos do tea: uma revisão narrativa

Autores

  • José Fábio Bezerra da Silva
  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Mayara Millena Moreira Formiga
  • Elthon Bezerra e Silva

Resumo

A autorregulação emocional, assim como o manejo assertivo das disposições comportamentais, representa uma das
habilidades essenciais para a formação do sujeito em suas amplitudes individuais-coletivas, apresentando as suas prometais
repercussões desde o início do desenvolvimento infantil, servindo de base motriz para os demais ciclos vitais. Em algumas condições
neuroatípicas, a exemplo do Transtorno do Espectro Autista, observa-se que os processos da autorregulação emocional-comportamental
tendem permear alguns déficits localidade a partir de um conjunto de comportamentos disruptivos, influindo diretamente na maneira
como o sujeito interage com o ambiente e os outros de círculo de convivência. Seguindo o raciocínio acima, o presente estudo discorre
sobre os possíveis entendimentos diagnósticos-experienciais dos processos e habilidades ligadas a autorregulação comportamentalemocional nos quadros clínicos do TEA, levando em consideração as suas características idiossincráticas e as suas constantes
experienciais, partindo da ideia das variações psicopatológicas ligadas a noção de continumm. Para isso, valeu-se da metodologia de
revisão narrativa como de protestar os tópicos e a organização presente no descrito trabalho científico, utilizando de artigos científicos,
capítulos de livros e outras produções acadêmicas como principais fontes de pesquisa, encontradas nas plataformas digitais do Google
Acadêmico, Scielo, Web of Science e PePSIC. Em meios dos elementos supracitados, considera-se que as dificuldades significativas
nos processos e nas elaborações de habilidades perante da autorregulação comportamental-emocional são elementos estruturantes e
constitutivos nos quadros clínicos-experienciais do TEA, variando as suas expressões e limitações perante dos níveis operatórios que
os sujeitos estão inseridos, assim como a presença de contingências situacionais influentes em suas amplitudes.
Palavras-chave: Autorregulação. TEA. Emoções. Comportamento.

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Publicado

2023-10-10 — Atualizado em 2023-10-16

Versões

Como Citar

Silva, J. F. B. da, Costa Castelhano, M. V., Formiga, M. M. M., & Silva, E. B. e. (2023). Autorregulação comportamental-emocional perante dos quadros clínicos do tea: uma revisão narrativa. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(4), 1696–1705. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/10155 (Original work published 10º de outubro de 2023)

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