A educação infantil em meio das possibilidades vivenciais em saúde mental: um olhar psicanalítico

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida
  • Patricia Ferreira dos Santos
  • Andréa Santos Lúcio
  • Adaci Estevam Ramalho Neto

Resumo

A educação infantil abarca variadas possibilidades institucionais, metodológicas, experienciais e teórico-práticas ao longo das execuções diante das propostas pedagógicas atuais, tendo como base o desenvolvimento global enquanto processo interativo e sociocultural específico, expondo a importância das ambientações simbolicamente estruturas em suas entrelinhas vinculares. Nesse sentido, observa-se a importância dos diálogos sobre as formatações do cuidado, acolhimento e estimulação defronte dos espaços pré-escolares e das instituições escolares, enfatizando que os panoramas da educação infantil englobam diversas dimensões dentro e fora dos liames de matriz pedagógica. Partindo das colocações acima, o presente estudo, através da ótica psicanalítica, estrutura-se como discussão voltada as amplitudes da educação infantil a partir dos panoramas interventivos em saúde mental, esboçando possíveis constantes metodológicas de promoção e prevenção perante da construção da vida psíquica infante. Em resumo, conclui-se que a ótica psicanalítica traz consigo possibilidades formativas, interpretativas e aportes metodológicos necessários para mediar com as proposições elaborativas entre a educação infantil e as edificações nas estratégias em saúde mental, pontuando a importância dos diálogos teórico-práticas entre as objetivações pedagógicas e a valorização do sujeito em suas entrelinhas pulsionais, inconscientes e propriamente subjetivas.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Almeida, F. F. F. de, Santos, P. F. dos, Lúcio, A. S., & Ramalho Neto, A. E. (2023). A educação infantil em meio das possibilidades vivenciais em saúde mental: um olhar psicanalítico. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 850–861. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9837

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